sábado, 16 de agosto de 2008

João Pessoa, a bela cidade de cinco nomes

Vídeo: João Pessoa - Paraiba




Cinco nomes para a mesma cidade

Felipe Grandin (Jornal A Gazeta)

João Pessoa é uma capital impregnada de história. A começar pelo nome. Foram cinco desde que os portugueses fundaram a cidade, em 1585. De Nossa Senhora das Neves a Parahyba do Norte, passando por Filipéia e Frederikstadt, a denominação mudou até virar a atual João Pessoa. No centro da capital, você ainda pode sentir o clima dessas transformações.

A cidade foi colonizada a partir de um rio – e não pelo mar – por causa dos arrecifes que dificultavam a aproximação das naus portuguesas. O Centro Velho fica a sete quilômetros das praias urbanas, perto do Rio Sanhauá, onde tudo começou.

Em uma visita guiada, 15 minutos são suficientes para ouvir uma versão condensada da história do lugar. O guia consegue encaixar nesse pequeno percurso 400 anos de mudanças, informações sobre trânsito, especulação imobiliária e até o movimento para que a cidade volte a se chamar Parayba.

Todo o centro histórico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e há mais de dez anos a administração pública fala de projetos para revitalizar a região. A promessa oficial é que em 2010 tudo esteja concluído.

A principal atração é o complexo da Igreja e do Convento de Santo Antônio, mais conhecido como Igreja de São Francisco, por ter sido administrado durante muitos anos pelos frades franciscanos.

Na entrada do prédio, há um enorme cruzeiro de pedra calcária, seguido por um adro de 50 metros, que representa a Paixão de Cristo. No interior há pinturas e esculturas barrocas, azulejos portugueses e um belo altar com a imagem de Santo Antônio de Pádua feita de madeira folheada a ouro. A entrada custa R$ 4.

Ainda na cidade alta, vale conhecer a Igreja Nossa Senhora das Neves e a Casa da Pólvora, onde os portugueses guardavam explosivos para enfrentar os invasores holandeses. Dê uma parada no Hotel Globo, o primeiro da cidade, transformado em centro cultural. Da varanda o visitante tem uma bela vista para o Rio Sanhauá.

Origem

1585

Foi o ano da fundação da cidade



by C M Rech

Foto: Cidade de João Pessoa e praia do Cabo Branco vista de um mirante.
Crédito: by C M Rech

Nenhum comentário: