quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Guriri, um bom destino para passar o verão no Espírito Santo

"Coco Pequeno" é o significado de Guriri na língua indígena. Realmente, nesse pedaço do litoral de São Mateus, que fica a 12 quilômetros da sede, o que não falta é uma deliciosa água-de-coco para beber enquanto você fica de "papo para o ar" na praia de mar aberto e águas mornas.

O local ainda é o principal destino de quem procura a cidade, especialmente nesta época. A vantagem é que, apesar do grande movimento no verão, a orla ainda mantém muito de seus aspectos originais – a região é ideal para a desova de tartarugas. Nas marés baixas formam-se em sua extensão várias piscinas naturais, onde é possível relaxar do estresse do dia-a-dia.



Saindo da Praia de Guriri, a 25 quilômetros de distância, uma boa dica é seguir para Barra Nova, que recebe o visitante com uma baía formada pela foz artificial do Rio Mariricu e a vegetação exuberante de manguezal, que abriga caranguejos, guaiamuns e mariscos.

Para chegar ao local existem três caminhos: indo pela estrada de terra batida do Ranchinho (à direta, depois da ponte do Rio Marirucu), de buggy, na maré baixa, pela praia. Outra alternativa é seguir de canoa pelos manguezais da localidade de Nativo.

Meleiras 
São Mateus também é uma ótima cidade para quem gosta de caminhar, andar de buggy, caiaque, a cavalo ou de bicicleta. Para realizar essas atividades, basta entrar em contato com Casinha de Aventuras, em Guriri, que oferece várias opções de passeios. Quer navegar de barco pelo Rio Mariricu até a região de Meleiras? Tudo bem, é só procurar o Bar do Raimundo, um local bucólico que abriga alguns macaquinhos que deixam os turistas encantados. Em Meleiras é realizada uma parada, onde os visitantes podem degustar os camarões da Malásia no restaurante Zé do Elefante. O percurso dura 3 horas. Outra dica é o passeio de barco pelo Rio Mariricu (saída do mesmo local) até a Praia de Barra Nova, onde o mangue se junta com o mar. São 3 horas de percurso, com uma hora de parada. Na praia, os visitantes podem realizar um passeio de lancha ou barco pelo manguezal. Quem preferir pode sair direto do Bar do Raimundo e navegar de caiaque pelo Rio Mariricu. Ou, ainda, andar de bicicleta – são várias trilhas, que variam de 8 a 42 quilômetros. O percurso dura, em média, 2h30. Outra opção é fazer um passeio de buggy, que dura cerca de 3 horas. Ou caminhar pelas trilhas ecológicas, entrando em contato com a vegetação de restinga, típica da região. Ou fazer um delicioso passeio a cavalo, com duração de 4 horas.


Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário: