quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Antiga Roma. 5 coisas que você talvez não saiba

O poder de Roma foi realmente elevado depois que os romanos chutaram seus primos distantes, os etruscos, para fora da cidade em 509 aC (Antes da Era Cristã). Embora os etruscos tiveram governado Roma por quase 200 anos, o quadro começou a virar quando o controle estava de volta na mão direita. E com o estabelecimento de um sistema político republicano incrível que consistia de um senado 300 homens, o desejo de manter um equilíbrio de poder em diferentes partes do mediterrâneo ocupou o lugar de império de maior sucesso em toda a história: o Império Romano.

No entanto, além do funcionamento interno do Senado e do nascimento de uma grande força dominante, exatamente o que sabemos sobre a cidade de Roma e as pessoas que a ocuparam? O que está por trás da cultura romana e estilo de vida, além do Coliseu e Júlio César?
Roma Antiga

Então, aqui estão cinco coisas que você não sabia sobre Roma.

1 - Em Roma, era considerado decadente vomitar entre as refeições

O Império Romano, admirável por tantos lados, Propensos à gula, muitos, tendo comido em excesso, mandavam os escravos introduzirem penas em suas gargantas a fim de provocar o vômito, e assim poderem continuar no banquete. É repugnante. No entanto, esse hábito foi considerado decadente. O filósofo romano Sêneca condenou a prática, narrando que em uma festa "enquanto estávamos deitados em um banquete, um escravo limpava até a saliva, outro, debaixo da mesa, recolhia as sobras dos bêbados". O orador romano, Cícero, atacou Júlio César por expressar "o desejo de vomitar depois do jantar." No entanto, a noção de que os romanos tinham uma sala dedicada para este efeito, um vomitório, é um mito

Os romanos comiam reclinados sobre o cotovelo esquerdo, em leitos estreitos (klinai) e usavam facas e colheres. Os excessos de comida e bebida tornavam o vomitar uma situação comum, pelo que havia escravos com a incumbência de limpar os leitos e os soalhos e de fornecer grandes taças aos comensais.


2 - ancient-rome
Durante o século I dC (Era Clássica), algumas das casas em Roma, foram construídas com tubos de terracota embutidos nas paredes. Os tubos de ar quente, realizado a partir do fogo no porão - foram os primeiros sistemas de aquecimento central. Melhor ainda, as zonas balneares foram abastecidos com água quente e fria correr tão banhistas poderiam escolher entre três banhos de acordo com a preferência: o caldarium (quente), frigidarium frio) e tepidarium ((quente). As moradias dos ricos, muitas vezes tinham banheiros privativos (presença de escravos - ou seja, o cenário assustador com Tony Curtis em Spartacus). No entanto, o banho pode seria ser um evento social, uma espécie de partido de combinação e reunião de negócios, razão pela qual também é possível ver os aristocratas romanos preguiçosamente despido nos banhos de Spartacus.


3 - Calígula ameaçou fazer seu cavalo cônsul
O imperador romano Gaius Caesar Germanicus foi apelidado de "Little Boots" (Pequena Bota), porque ele foi criado em acampamentos do exército e, por vezes, vestido como um soldado em miniatura. O apelido pegou, e do mundo se lembra dele pela sua versão latina: Calígula. Como um jovem garoto, os soldados estavam tão afeiçoado a ele que terminou um motim, mostrando apenas o rosto dele. Apesar do apelido e adorável aclamação popular, Calígula acabou por ser um soluço louco, e não em um bom caminho: De acordo com Suetônio, "Ele foi a criação de uma víbora para o povo romano." Entre as ações mais interessantes Calígula - ameaçou fazer o seu cavalo, Incitatus, cônsul e deu o animal ", uma casa, um bando de escravos e móveis, para o entretenimento mais elegante dos convidados em seu nome."

Calígula também anunciou que tinha se metamorfoseado em Jove, o deus principal. Ele declarou guerra à Netuno, enviando seus soldados para atacar o mar, com espadas e catapultas, e ele "viveu em incesto habitual com todas as suas irmãs." Mais tarde ", em um de seus suntuosos banquetes mais que de repente explodiu em um ataque de riso, e quando os cônsules, que estavam sentados próximo a ele, educadamente perguntaram do que ele estava rindo, [Calígula] respondeu: "Não é engraçado? Em um gesto único meu e você poderia ter sua garganta cortada no local. "Aparentemente, ele não era engraçado.Calígula ficou famoso, também, por sua crueldade e pelas baixarias. Ele teria determinado que criminosos fossem servidos vivos como refeição para animais selvagens, além de ter transado com suas três irmãs.

4 - Os maridos Romanos beijavam suas esposas para se certificarem de que não estavam bêbadas.
O maridos romanos beijavam suas esposa na boca ao final do dia, mas seus motivos não eram nada românticos - faziam para verificar a respiração de suas cônjuges para ver se estavam beberam vinho durante o dia ,algo proibido para mulheres, por estimular ao adultério.Os homens poderiam apedrejar as mulheres na medida em que estas fossem infiéis.
O mundo romano antigo era a cultura patriarcal, com os homens controlando todas as posições de poder. Mulheres e crianças não tinham qualquer poder.
5 - A cidade de Roma tinha um umbigo
No amor com a idéia de ordem e arrumação, o imperador Augusto teve um marco de ouro construído na cidade de Roma, em que foram listadas as distâncias de todas as grandes cidades do império. O imperador Constantino mais tarde se referiu a este como o Umbigo Urbis Romae - ou o umbigo "de Roma." Era também a origem do ditado "todos os caminhos levam a Roma." Assim como muitas estradas estavam lá? Um lote inteiro: Os romanos construíram mais de 54.000 quilômetros de estradas em torno da bacia do Mediterrâneo. Para efeito de comparação, a partir de 2004, os EUA construiu cerca de 75.000 km de estrada pavimentada.

Fonte: TV Canal 7

Nenhum comentário: