sábado, 12 de novembro de 2011

Vitória - ES. Uma das cidades mais lindas do Brasil




Fundada em 1551, na ilha da Vitória, às margens da baía também de mesmo nome, a capital do estado do Espírito Santo ocupa área de 81 km2 e abriga um dos mais importantes portos do país,por onde é escoada grande parte da carga de minérios exportada, oriunda dos estados de Minas Gerais e do Pará.(5) Situada entre o mar e as montanhas, a cidade está dividida em duas zonas distintas: uma alta e outra baixa. Diferentes escadarias ligam as duas partes da cidade. A mais conhecida delas é a escadaria Maria Ortiz.

Vitória é a capital do Estado do Espírito Santo. É uma ilha que os antigos habitantes do lugar, os índios goitacazes, chamavam de Ilha de Guanaaní, ou Ilha do Mel, devido à sua beleza e águas ricas em peixes e mariscos. Hoje é carinhosamente chamada de Cidade Presépio do Brasil.

A cidade nasceu nos morros, basicamente onde é hoje a Cidade Alta. As diversas escadarias levavam os moradores da parte baixa à parte alta. São muitas as escadarias, embelezando a cidade, especialmente no centro.


Vitória é a terceira mais antiga capital do Brasil, construída logo depois de Recife (1548) e Salvador (1549). É o lugar certo para você se divertir. Aqui você vai encontrar belas praias e muitas outras atrações. Como o centro da cidade, que guarda muito da parte histórica com construções coloniais, palácios e igrejas. A tradição chega até à cozinha, repleta de panelas de barro feitas artesanalmente, que servem pratos típicos como a moqueca e a torta capixaba.

Mas Vitória não é uma cidade que vive só de passado. Você vai encontrar obras arrojadas como a 3ª Ponte, praças, construções, além de bares restaurantes e boates que agitam a vida noturna capixaba. Prepare-se para ver um pouco de Vitória. Depois, venha conhecer tudo pessoalmente.
A baía de Vitória forma bela paisagem em torno da cidade, com suas múltiplas ilhas, o grande Penedo e as pontes que ligam as extremidades da baía. O Penedo é um grande bloco de granito, com 136 metros de altura, que se eleva abruptamente de dentro d’água, na entrada da baía.

PRAIAS

Camburi
É a principal praia de Vitória, com 6 km de extensão. Concentra atividades culturais e esportivas, promovidas pela prefeitura de Vitória. Aqui, você encontra várias opções de hotéis, quiosques, restaurantes e bares que, geralmente, tem como prato principal a moqueca e a torta capixaba.


· Praia do Canto
Fica ao lado do Iate Clube do ES, onde é realizado anualmente o campeonato internacional de pesca oceânica (marlin azul, marlin branco, sail fish, etc). Possui um calçadão que é muito usado para caminhadas e cooper.

· Enseada do Suá
Praia com enorme calçadão e ciclovia, ideal para caminhadas, cooper e ciclismo.

· Curva da Jurema
Praia formada pelo aterro que liga a ilha do Boi à Ilha de Vitória. Aproveite os vários barzinhos na sua orla.

· Ilha do Frade
Ligada à Vitória por uma ponte, nessa ilha você vai ver casas de alto padrão e pequenas faixas de areia com águas muito claras, transformadas em mini-praias. A praia mais freqüentada é a das Castanheiras.

· Ilha do Boi
Fica ligada à Vitória por um aterro. Ao redor da Ilha estão pequenas praias com águas muito limpas. Perto da Ilha do Boi estão as Ilhas Galheta de Dentro e de Fora e a Ilha Rasa.



Outras atrações de Vitória :

Morro da Fonte Grande: é onde se concentram as torres de TV e rádio da Capital, com 308 metros de altitude. Lindíssima vista do local.

Igreja de São Gonçalo: em estilo colonial, a capela foi erguida em 1707. Fica localizada na Cidade Alta, no centro da cidade.

Igreja de Santa Luzia: fica localizada na Rua José Marcelino, s/n, na Cidade Alta, no centro da cidade. É o primeiro monumento construído em Vitória. Preserva ainda hoje as suas características originais, como a arquitetura de linhas simples e paredes grossas.

Entre as principais atrações turísticas e culturais da cidade de Vitória encontra-se a Capela de Santa Luzia, edificação mais antiga da ilha, construída em 1551, e considerada monumento nacional. Nela funciona, atualmente, uma galeria de arte e um centro de pesquisas da Universidade do Espírito Santo. Outras igrejas e monastérios de significativa importância histórica também podem ser encontrados em Vitória, como a Igreja do Rosário, cuja construção remonta ao ano de 1765; as ruínas do Convento de São Francisco, primeira edificação franciscana levantada fora da região Nordeste do Brasil, que data de 1591; a Catedral da Cidade, construída em 1918; e o antigo Colégio Jesuíta, que hoje é a sede do governo do estado, com a igreja de São Tiago, construção do século XVII, no mesmo local. Há ainda o Palácio Domingos Martins, atualmente ocupado pela Assembléia Legislativa do Estado, construído em 1910, no local onde se encontrava a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia.

 Os pratos típicos da região, como a muqueca e a torta capixabas. A muqueca capixaba, feita de peixes, camarão, ou outros frutos do mar, é imperdível e inigualável. Já a torta capixaba, feita de bacalhau, palmito, frutos do mar e outros componentes, é uma tradição da semana santa igualmente imperdível. São pratos comuns em todos os bons restaurantes da orla marítima da Grande Vitória. [http://www.revistaturismo.com.br]

Um comentário:

Unknown disse...

Oi bom dia, to precisando encontrar o fotografo da primeira foto. Preciso urgente. Pode me passar o contato dele pelo Email. Agner-vilavelha@newpred.com