sábado, 3 de dezembro de 2011

Espírito Santo. Praias do Norte disputam título de melhor do verão


Praias do Norte disputam título de melhor do verão
Os visitantes de Conceição da Barra vão encontrar uma nova orla neste verão

Destino de grande parte dos turistas que procuram o Espírito Santo para passar o verão, Guriri e Conceição da Barra travam verdadeira disputa para montar a melhor programação e atrair o maior número de visitantes.

Só nesta temporada - incluindo réveillon e carnaval -, os balneários mais badalados do Norte vão oferecer cerca de 200 shows musicais abertos ao público. Além disso, vários investimentos em infraestrutura prometem fazer deste um dos verões mais badalados da história da região.

Segundo o corretor Francisco Botelho, cerca de 40% dos imóveis ofertados para aluguel nos dois balneários já foram alugados. "A procura está bem maior do que nos anos anteriores", diz ele, que é conhecido como Chiquinho.

foto: Sérgio Cardoso
Além de sol e mar, Guriri conta com uma maratona de shows musicais e outras atividades como atrativos, entre elas a tradicional ginástica aeróbica na praça

Equilíbrio

O corretor explica que o preço do aluguel em Conceição da Barra e em São Mateus é bem parecido, e que a procura não inflacionou o valor, pois muitos imóveis foram construídos recentemente.

Guriri, em São Mateus, terá cinco trios elétricos e, na praça principal, um grande palco e uma tenda cultural. "Será um palco livre, com manifestações culturais, dança e folclore. E a tradicional aeróbica na praça continua", adianta o presidente da Comissão do Verão Guriri 2012 e secretário de Turismo de São Mateus, Agnelo Netto.

Shows de atrações nacionais - que não são gratuitos - como Pisirico, Tomate e Gustavo Lima também têm data marcada na cidade.

Para o ano-novo, a Secretaria de Turismo promete a maior queima de fogos no município. E para que veranistas não enfrentem falta dágua e alagamentos, estão sendo feitas melhorias em abastecimento de água potável e rede pluvial.

Contenção

Em Conceição da Barra, a programação cultural também será extensa. A grande novidade do balneário, por onde passaram cerca de 250 mil turistas no último verão, é a conclusão das obras de contenção do avanço do mar sobre a orla, que custou mais de R$ 50 milhões.

Atrações

100 bandas - esse é o número, aproximado, de grupos que farão shows em Guriri.

6 bandas nacionais - é o numero dessas atrações em Conceição da Barra, além de 25 regionais e 30 locais.

Jaguaré também aposta em programação especial

A maioria dos moradores do Norte capixaba está acostumada aproveitar a alta temporada nos balneários de Guriri e Conceição da Barra. Mas, neste ano, deve ser diferente pelo menos para quem mora em Jaguaré. É que, pela primeira vez, em 30 anos de história, o município está preparando uma programação de verão, do réveillon ao carnaval.

A festa da virada contará com apresentações musicais e grande queima de fogos, de acordo com informações da prefeitura.

Praia artificial

Nos fins de semana seguintes, os shows e as apresentações serão realizados em uma praia artificial: o balneário Jundiá, criado, recentemente, no reservatório de água da cidade.

"Somente algumas famílias, com melhor situação financeira, podem ir para Guriri e Conceição da Barra. A grande maioria da população fica aqui", justifica o prefeito de Jaguaré, Sávio Martins.


A Gazeta
Patrik Camporez

Nenhum comentário: