segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Alpes franceses, temporada de esqui de Savoie e tudo mais

Nos Alpes franceses, com tudo incluído
Rede Club Med é a novidade na temporade de esqui de Savoie, na França


 O Club Med recém-inaugurado em Valmorel, na região de Savoie Cristina Massari / O Globo


VALMOREL, FRANÇA - Chamonix-Mont Blanc e Val dIsère já são destinos conhecidos para os esquiadores brasileiros nos Alpes franceses. Mas, nesta temporada de inverno europeu, com o resort recém-inaugurado em Valmorel, a rede Club Med renova a oferta de hospedagem na região do Savoie, numa estação ainda pouco explorada pelo nosso mercado.

O resort inaugurado em dezembro é classificado como 4 tridentes pelos padrões da rede Club Med. Construído em estilo tirolês, tem um prédio principal de apartamentos que cerca uma área de escola de esqui e atividades de lazer. Feito para funcionar no inverno e no verão, tem uma piscina ao ar livre e um rinque de "patinação no gelo" feito em policarbonato de alta densidade molecular (em vez de gelo, o piso tem aparência semelhante à do acrílico).

Atividades de lazer e gastronomia farta e variada são marcas fortes na rede. Em Valmorel, além de dois restaurantes principais Les Cerfs e Le Céleste onde impera o tradicional estilo self-service, há um restaurante à la carte La Laiterie (é preciso fazer reservas) e dois bares, Le Roc e Bar de la Tour. Nos restaurantes, o cardápio se fixa nas especialidades da cozinha internacional com com algum capricho. Dá para descolar, entre uma fila e outra de grelhados e assados, uma entradinha caprichada com vieiras ou blinis de caviar.

À noite, por tradição nas unidades da rede, há sempre uma festa ou um show programado. O melhor deles é o animado e caloroso espetáculo criado pelos GOs (gentis organizadores) para divertir os hóspedes quer dizer, GMs (gentis membros, no dialeto do Club Med). E conseguem.

A hospedagem do Club Med inclui acesso aos lifts das pistas da estação de Valmorel, cuja altitude varia de 1.400 metros a 2.550 metros de altitude. Localizada na região do Grand Domaine, Valmorel tem como vizinhas as estações de Doucy-Combelouvière, Celliers e St-François Longchamp. A estação de Valmorel tem 152 quilômetros demarcados por 82 pistas nos quatro níveis de dificuldade (22 verdes, 39 azuis, 17 vermelhas e 8 pretas). É bem maior do que as já conhecidas Chamonix-Mont Blanc (37,6 km de pistas, a 1.015/1.200m); Courchevel (66,5 km, 1.100/2.000m); Méribel (33 km a 1.700/1.800m); Val dIsère (17,6 km a 1.850/2.200m); ou ainda Val Thorens (150km, a 3.230m).

A Escola de Esqui Francesa comanda as aulas no village e acompanha os hóspedes que se aventuram de esqui e snowboard nas pistas da estação. O centro de esqui tem mais de 1.200 pares de esqui e snowboard, incluindo as marcas Rossignol e Lacroix, cujo estoque será renovado a cada ano, à disposição dos hóspedes para aluguel, além de 800 capacetes. O spa é mantido pela marca de cosméticos Caritas cuja linha de produtos é voltada para os cuidados com a pele. Vale a pena chegar 15 minutos antes do horário marcado para o seu tratamento só para relaxar na sala de descanso, com vista para as montanhas.

O projeto foi pensado também para atender às famílias. Na área dedicada às crianças, cada sala tem um tema. Como o resort ali é de montanha, os painéis abusam de motivos que evocam a natureza. E as aulas de esqui estão disponíveis para crianças a partir de 3 anos (em geral, a idade inicial é 4 anos). A área da escola de esqui fica estrategicamente posicionada em frente ao Mini Club. Há ainda um salão indoor com diversão para os adolescentes, com telão de cinema, jogos e livros (em francês) para entreter quem está na faixa de 11 a 18 anos.

Para o vilarejo de Valmorel, cuja estação de esqui foi criada em 1977, a chegada do Club Med, com uma oferta de 1.500 leitos, reforça expressivamente a capacidade de acomodações. Até a próxima temporada, em 2013, quando será inaugurado ali também um condomínio de residências de temporada do grupo construtor francês MGM o La Grance aux Fées, com 86 apartamentos, de estúdios a quatro quartos Valmorel terá duplicado sua capacidade hoteleira. Antes disso, a estação de esqui saúda a chegada dos novos vizinhos com novos lifts e pistas já a partir desta temporada de inverno.

Com ares de hotel butique

As chamadas instalações 5 tridentes top de linha pelos padrões da marca Club Med dão ares de hotel butique ao resort all-inclusive. No prédio principal de Valmorel, o terceiro andar é inteiro reservado para os 26 apartamentos 5 tridentes (de luxe) e é onde funciona também um agradabilíssimo lounge, o Discovery Room, para leitura, com janelões com vista para as montanhas e decoração charmosa.

Há quitutes à disposição (champanhe a partir das 18h), um atendente para quem prefere ser servido e um concierge desk para reserva de serviços do resort de aulas e equipamentos de esqui a sessões no spa. O hóspede dos espaços 5 tridentes podem pedir seu café da manhã no quarto e, na hora de esquiar, usufruem de área reservada no centro de esqui, com ambiente aquecido. A reserva do equipamento de esqui pode ser feita do quarto.

As instalações e os serviços 5 tridentes também estão disponíveis para os hóspedes dos apartamentos que ficam nos chalés, no entorno do prédio principal. Para grupos e famílias, os chalés reúnem de três a sete apartamentos, de dois a quatro quartos com suíte. Todos com varanda, cozinha, sala de jantar, estar, lareira. Na entrada dos chalés há uma sala de estar para ser compartilhadas pelos hóspedes dos apartamentos. O serviço ali é exclusivo e customizado. Cada família é atendida por um butler (GE, ou gentil employee). Quem fica nos chalés tem à disposição transporte até o prédio principal. Assim evita caminhar no frio e na neve.

O Globo

Nenhum comentário: