sábado, 18 de fevereiro de 2012

A beleza selvagem do Panamá


Dificilmente alguém vai para o Panamá nas férias. E é uma pena. Afinal, além de estar próximo do Brasil, o país é uma excelente opção para quem gosta de curtir a natureza. Na região, dá para caminhar por trilhas, cercadas de vales, visitar praias e curtir uma rica biodiversidade, com belos exemplares de fauna e flora. E o melhor: como o destino foi pouco explorado, a paisagem continua selvagem.
Ilha del Rey, Las Perlas , Panamá .
O Panamá é um paraíso para os amantes do ecoturismo. Lá o turismo ecológico pode ser praticado tanto em terra, como no mar. Para quem gosta de observar a vida no mar, a costa do Pacífico do Panamá oferece ilhas inexploradas, com praias de areias brancas e águas cristalinas, como as do arquipélago de Las Perlas e as do Golfo de Montijo.

Coiba é a maior ilha, ótima para observar baleias. Já a Contadora e a de San José são ótimas para praticar mergulho, snorkeling e canoagem. O Caribe panamenho oferece também ilhas exóticas como as de Bocas del Toro, com seus remansos de águas transparentes, e as 365 ilhas que formam o maravilhoso paraíso de Kuna Yala, com centenas de praias de areias brancas e água azul-turquesa.
Crianças nadam no rio Changuinola em La Amistad
Um lugar importante para a observação de aves é o Parque Internacional La Amistad, onde foram identificadas mais de 425 espécies de aves das 925 encontradas em nível nacional. Além disso, olocal oferece a oportunidade de visitar comunidades indígenas, como o grupo étnico Teribe, e percorrer trilhas ecológicas, como La Cascada e El Retoño. E para avistar o majestoso quetzal, é indispensável visitar o Vale de Cerro Punta.
 Canyon da Angostura
Quem gosta de caminhar, escalar e nadar em piscinas naturais, deve visitar o Canyon da Angostura, na província de Cocle. Pedras enormes, de formas e cores incomuns, erguem-se ao longo do rio, umas sobre as outras, em uma distribuição caprichosa, convidando o viajante a conquistá-las e a descansar sobre elas, enquanto escuta o barulho da água passando entre as montanhas.

Cerro de Gaital
Outro passeio fascinante nessa mesma província é a caminhada pelo Cerro de Gaital, onde encontra-se a rã dourada e cerca de 100 espécies de orquídeas, como ado Espírito Santo, símbolo do Panamá. Já para quem gosta de aventura, uma experiência inesquecível é o passeio de tirolesa, que sobrevoa a vegetação exuberante e a espetacular queda dágua El Chorro del Macho,de 25 metro, no Vale de Antón.





Onde fica

O Panamá é um país da América Central, limitado a norte pelo Mar das Caraíbas, a leste pela Colômbia, a sul pelo Oceano Pacífico e a oeste pela Costa Rica.
Cidade do Panamá
Capital

Cidade do Panamá

População
É formada por mestiços de índios e europeus.

Idioma oficial
Espanhol

Moeda
Balboa

Clima
Tropical, quente e úmido, com noites frescas. A temperatura média anual em ambas as costas é de 27 °C e de 10 °C a 19 °C nas montanhas

Rodovia
A Panamericana atravessa o país desde a Costa Rica até a Colômbia. Entretanto, a parte oriental, no Darién, ainda não estava terminada em fins do século XX, como tampouco o trecho colombiano perto da fronteira panamenha. Outra via terrestre é a rodovia Boyd-Roosevelt, entre a capital e Colón.

A GAZETA

Nenhum comentário: