sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Chile. Riqueza de possibilidades para os fãs das grandes viagens


A forma cartográfica alongada de norte a sul do Chile, única, o torno um dos países geograficamente mais peculiares do mundo. De cima para baixo, milhares de quilômetros abrangem o árido, deserto sedentos de chuva no norte, até as frias geleiras do sul. A bela cordilheira dos Andes raramente está longe da vista, definindo a fronteira leste do país.

Tal ambiente natural rico fornece Chile uma riqueza de possibilidades para os fãs dos grandes espaços. De instalações de esqui excelentes, através de caminhadas, equitação e rafting, as oportunidades de desporto de aventura no Chile vão empurrar os viciados em adrenalina aos seus limites.

O país de capital Santiago aninha no vale central, entre os Andes e a Cordilheira chilena Costeira. Uma cidade cosmopolita, com sua própria versão de Bond Street - Alonso de Cordova - que tem vários museus, prédios coloniais espanhóis e parques e a pé é simplesmente a melhor maneira de vê-lo. Santiago também tem uma ampla gama de alojamento e restaurantes aninhada nas esquinas das ruas de paralelepípedos.

O Chile é uma história de sucesso entre as economias da América do Sul com muitas empresas internacionais que escolhem Santiago como sede nos últimos anos. Sua indústria do cobre tem sido esteio da renda do país, embora a agricultura e o vinho tenham alguma importância econômica. Chile tem estado politicamente estável desde 1990 após o fim da ditadura do general Augusto Pinochet.


Guanacos, Tierra del Fuego, Chile



Coisas para ver e fazer no Chile

Antártica

Viagem ao deserto passado, o mundo desconhecido, Antarctica, na cidade mais austral do Chile, Punta Arenas. Onde mais você vai encontrar pinguins, vertiginosos icebergs e viver a fantasia de estar no Pólo Sul por alguns dias?
Punta Arenas é a cidade mais populosa e cosmopolita da Patagônia 


Deserto de Atacama
Deixe a paisagem árida e única  do deserto de Atacama - o mais seco do mundo - varrer para longe, com suas vistas largas, rígidas de vulcões, restingas e lagos e casas abandonadas dos povos indígenas aymaras. É de se admirar? Algumas áreas do Atacama não veem chuva por mais de 400 anos. Algumas das mais antigas múmias encontradas na Terra vem de Atacama e são estimados em 9.000 anos de idade.

Distrito de Lagos do Chile
O Distrito dos Lagos foi abençoada por um cenário com algumas das montanhas mais espetaculares da America do Sul. Este clima temperado que cobre os Andes central é abundante de floresta verdes, rios límpidos, lagos azuis, vulcões cobertos de neve, e é a pátria do majestoso Condor.
As atividades realizadas no Distrito dos Lagos seduz visitantes durante todo o ano. Durante o verão, rafting, escalada, passeios de bicicleta pela montanha, cavalgadas e pesca com mosca entre outros. Excursões nos lagos desde passeios em caiaques até iates privados – oferecem acesso a pontos exclusivos e prístinos.
Para aqueles em busca de aventuras, uma caminhada ou escalada de vários dias, pernoite em uma boa rede de refúgios espalhados pelos Andes e paisagens que variam de pequenos glaciares a verdes prados. .

Arquipélago Chiloé 
O grupo de Ilhas Chiloé, que são separados do Chile pelo Canal de Chacao, tem mais de 150 coloridas e antigas igrejas de madeira para maravilhar-se - e 16 deles são Patrimônio Mundial da UNESCO -, bem como casas precárias em palafitas que se revestem de água na borda.


O Canal de Chacao é um estreito que separa a Ilha Grande de Chiloé do Chile continental. O canal foi criado durante a última glaciação por glaciares vindos dos Andes. Uma ponte que ligue Chiloé ao continente está em fase de estudos.
O marinheiro espanhol Francisco de Ulloa foi o primeiro europeu a navegar neste canal, em 1553.


Mina de cobre
Chuquicamata é a maior mina do mundo a céu aberto de cobre, administrado pela corporação do governo chileno de cobre e é localizada 2.850 metros acima do nível do mar. Ela produz mais de um quarto de cobre do país e visitas guiadas a mina e a cidade fantasma, uma vez próspero, mas agora abandonados são fornecidos pela Codelco.

Ilha de Páscoa

Uma ilha vulcânica solitária no meio do Oceano Pacífico, tão longe do Chile a partir de Tahiti, Ilha de Páscoa é famosa por suas misteriosas estátuas de pedra, ou Moais, que formam um anel quase ininterrupto ao longo da costa. Trezentas estátuas e itens relacionados a pedra, que foram construídos durante os séculos 10 a 16, a graça da ilha. Os cientistas estão fascinados para saber como os habitantes nativos projetaram e forjaram as esculturas enormes de dura rocha vulcânica, e como eles transportavam para a costa as pedreiras do interior. Outros locais a investigar incluem a cratera do vulcão Rano Kau, as gravuras rupestres Orongo, e o museu na principal cidade de Hanga Roa.

El Gringo
O surf é acima de toda a costa do Pacífico para baixo - a decisão só é onde parar. Os campeonatos mundiais são realizadas em Arica e Pichilemu, conhecida por suas ondas tubulares curtas com um fundo do poço, mas o menos experiente deve começar a encontrar o seu point break de Punta de Lobos, Chile, local de surf mais conhecido. Você vai ter a cabeça para o norte por uma onda internacional de classe, chamado ironicamente de El Gringo, em Arica - mas é só para especialistas.

Pesca
Um dos melhores lugares do mundo para pesca de truta salmão está no Distrito do Lago e Patagônia. Os rios e riachos ao largo da Carretera Austral , a estrada que penetra profundamente na selva do sul do Chile, são extraordinariamente claros e oferecem oportunidades maravilhosas para fly-pescadores. Confira Río Emperador Guillermo onde mais de 100 trutas arco-íris saem para saltar pelo riodia.


Geleiras
Testemunhe icebergs gigantes em um cruzeiro glaciar, que segue um percurso espetacular através Inside Passage Chile, o Canal de Beagle e em torno do Cabo Horn, passando por vales glaciais (chamado a Laguna San Rafael), fiordes e icebergs enormes passadas. Os passageiros podem desembarcar em vários pontos durante o percurso, chamado em Puerto Natales e na parte argentina de Tierra del Fuego.
 Cidade de Puerto Natales 

Humberstone
Em Humberstone ( www.albumdesierto.cl ), uma cidade mineira abandonada ex-nitrato no extremo norte do Chile contendo equipamentos industriais ferrugem e casas abandonadas, os visitantes poderão sentir a sensação assombrosa de vazio e eeriness deste Património Mundial da UNESCO.


Juan Fernández Ilhas
Refazer os passos da vida real Robinson Crusoe no pouco conhecido Juan Fernández Islands (650km / 403 milhas) a oeste de Valparaíso. O escocês Alexander Selkirk foi abandonado aqui no início do século 18, formando a inspiração para o romance de Daniel Defoe Robinson Crusoé .

La Serena
A cidade de La Serena é uma boa base para visitar alguns dos atrativos da região praias de areia branca. As ruas da segunda cidade a ser fundada no Chile (em 1544) são preenchidos com arquitetura colonial atraente e igrejas restauradas (apesar de evitar a multidão de Janeiro e Fevereiro). Um dia de viagem à aldeia piscatória de Los Choros vale a pena o esforço durante algum tempo de inatividade com garrafa de nariz golfinhos e lontras marinhas.

Maipo Rio de rafting
De água branca-rafting qualquer número de corredeiras espetaculares do país é uma adrenalina popular - você encontrará operadores especializados que oferecem viagens até o Maipo perto de Santiago, o Trancura perto de Pucón, bem como o rio Bio-Bio na Região VIII. Operadores especializados podem organizar uma semana de duração de viagens. O cenário em torno do Bio-Bio inclui fontes termais e cachoeiras.

Parque Nacional Lauca
Parque Nacional Lauca, no norte do Chile, é uma Reserva da Biosfera Mundial pela UNESCO - olhar para fora para flamingos e emas (uma ave avestruz) sobre essas planícies de sal únicas. O parque também abriga Chungará, um dos maiores lagos do mundo.

Patagônia florestas tropicais
Veja milenar larício (alerce) árvores nas exuberantes florestas temperadas da Patagônia na Região X. Pumalín Park ( www.parquepumalin.cl ), a vasta reserva natural 700.000 hectares eo governo protegido santuário fundado pelo bilionário americano Douglas Tompkins, é um dos melhores lugares para ver estas árvores notáveis ​​em um dos parques de 13 trilhas.

Portillo estância de esqui
A mundialmente famosa estância de Portillo ( www.skiportillo.com ), ao lado da lagoa Inca, hospeda muitas equipes de esqui nacionais, incluindo os esquiadores austríacos e italianos mais para o verão europeu. Neve Portillo de pó é uma combinação perfeita para pensionistas. Outras pistas na área podem ser encontrados em Farellones, El Colorado, La Parva e Valle Nevado. A temporada de esqui vai de junho a setembro.

Museu de Arte Pré-colombiana 
Pequeno, mas magnífico de Santiago pré-colombiana Art Museum ( www.precolombino.cl ) é uma prova de se mudar para a sofisticação e arte das culturas que prosperaram na América do Sul 4.500 anos antes da chegada dos conquistadores saque. Um fascinante colecção de cerâmica, têxteis e múmias Chinchorro, que envelhecem os seus homólogos egípcios.

Vale Rapel
Um tiro de pedra em 60 quilômetros de Santiago, no Vale do Rapel está localizado entre Rancagua e Chimbarongo e é uma região conhecida por suas variedades de uva de largura. Dividido em duas áreas, Cachapoal e Cholchagua, essas áreas ganharam reconhecimento internacional por sua Carménère e vinhos Syrah. Concha y Toro, uma das mais antigas vinícolas do Chile, é famosa por sua Carménère. Mais ao sul da capital e também no valor de inspeção são os vales Curico e Maule.

Vistas Santiago


Caminhe em direção a estátua gigante da Virgem Maria no topo de Cerro San Cristóbal para um panorama espectacular sobre a expansão vasta de Santiago. No sopé da colina, no distrito de Bairro Bellavista, redondo nariz peculiar, excêntrica La Chascona ( www.fundacionneruda.org ), uma vez que a casa de Santiago do poeta Pablo Neruda.

Estrela-olhando passeios
Obtenha um vislumbre de galáxias distantes em um dos vários observatórios poderosos situados na região de Coquimbo, norte do Chile, que é famoso por sua falta de poluição luminosa e céu incrivelmente claros. Collowara Observatório, 1.300 metros acima do nível do mar em cima de Cerro Churqui, tem um poderoso 14-polegadas Schmidt Cassegrain telescópio você pode obter os seus olhos. Ambos Collowara e Observatórios Tololo estão localizados perto de La Serena, enquanto La Silla é baseado em La Higuera.

Torres del Paine
Torres del Paine  na Patagonia - Hotel Salto Chico
Os picos emblemáticos irregulares de Torres del Paine são uma visão definidora do extremo sul do Chile. Trek qualquer um de seus dois circuitos, o Grande ou o W, para uma etapa em fauna da Patagônia e pegar as impressionantes Campos de Gelo Sul, uma viagem melhor se faz no verão e uma vista para deixar você sem fôlego. Para o trekking mais austral do mundo, assumir o recém-inaugurado Dientes de Navarino.

Valparaíso
Valparaíso é uma das cidades portuárias mais atmosféricas na América Latina - uma cidade com colinas sinuosas e um labirinto de ruas íngremes e casas de ripa coloridas que inspiraram o poeta Pablo Neruda. Uma pitada de cultura somas até esta cidade única costeira enquanto mistura praias com boemia.

Vulcão Villarrica
Um dos vulcões mais ativos do mundo, Volcán Villarrica perto de Pucón, é mais seguro do que parece - é também um dos mais monitorados do mundo, então você deve ter a abundância de alerta de erupção iminente qualquer enquanto olha para baixo sua cratera. Última erupção do país foi importante Chaiten, no sul, que ocorreu em 2008.



O essencial de Santiago - Viagem ao Chile
A sua ideia para o Chile é navegar pelos lagos, observar os vulcões, tomar um vinho em alguma vila de algum ponto quase inexistente no mapa.


Mas você provavelmente pisará antes em Santiago. E, antes de menosprezar a capital do Chile por sua oferta de entretenimento quase exclusivamente urbana, pense que talvez em nenhum outro lugar a presença da natureza seja tão imponente sobre a atmosfera cosmopolita. É que, por cima dos arranha-céus envidraçados, domina – imponente – parte da Cordilheira dos Andes.

Além disso, ela é moderna. E rica. Está entre as 60 cidades com maior poder aquisitivo do mundo. Enquanto Buenos Aires, na Argentina, está para uma Europa de outros tempos, Santiago se inspira numa América do Norte organizada, simpática e politicamente correta. Uma viagem para lá renderá momentos agradáveis, com a surpresa de um céu azul turquesa inesquecível.

Principais atrações:

Palácio de La Moneda


A sede da presidência do Chile abriga também o Ministério do Interior, Secretaria Geral da Presidência e do governo. Construído entre 1786 e 1812 para ser a Casa da Moeda, impressiona pela largura das paredes – projetadas para suportar possíveis terremotos, recorrentes na região. Por este motivo, é um dos poucos exemplos da arquitetura colonial espanhola que resistiram ao tempo em Santiago. Na praça, é possível ver estátuas de todos os presidentes do Chile, com destaque para a de Salvador Allende. A visita ao Centro Cultural Palácio de La Moneda é obrigatória.



Plaza de Armas

O marco zero do Chile tem muita história para contar: começou a “existir” na primeira metade do século 16, tornando-se o principal ponto comercial na época da Colônia. Durante o dia, fica abarrotada de vendedores, turistas e trabalhadores. É lá que o visitante encontra a Catedral Metropolitana de Santiago, considerada monumento nacional – embora seja o quinto edifício a ser construída no local da igreja original (as construções anteriores sucumbiram a terremotos e incêndio).

Cerro Santa Lucia
Av. Libertador Bernardo O’Higgins

Você vai poder ver boa parte de Santiago se estiver a quase 70 metros acima da cidade. É o que oferece este local, com mais de 60 mil metros quadrados de área verde. Ali, Pedro de Valdivia fundou a então cidade de Santiago de Nueva Extremadura, em 1541. Além de oferecer uma boa vista panorâmica (não esqueça a máquina fotográfica), possui um ambiente que convida ao relax em meio aos monumentos, fonte e jardins.

Mercado Central

Inaugurado em 1872 para abrigar uma biblioteca, é considerado uma das construções mais bonitas da época. Preste atenção nos adornos dos pilares e arcos que sustentam o teto e as figuras de mulher em ferro fundido. Foi declarado monumento histórico em 1984. Além de encontrar frutas, peixes e carnes, o local também possui restaurantes.

Museu Nacional de Belas Artes
Parque Forestal, s/n – Linha 5, Estación Bellas Artes

Inspirado no Petit Palais de Paris, foi inaugurado em 1910 para abrigar coleções de arte chilena do período colonial ao atual. Possui mais de 5 mil peças. Embora conserve artefatos impressionantes, é justamente o projeto arquitetônico do museu que pode deixar o visitante encantado.

Museu Chileno de Arte Precolombino
Rua Bandera, 361

Museu dedicado ao estudo e divulgação de artefatos pré-colombianos da América do Sul e América Central, foi fundado pelo arquiteto e colecionador Sergio Larraín García-Moreno. Aberto ao público em 1981, é considerado por muitos um dos mais significativos do gênero no mundo: são mais de 3 mil objetos compreendendo um período de 10 mil anos.

Casa de Pablo Neruda
Rua Fernando Márquez de La Plata, 192

Encha sua vida de poesia visitando a casa que Pablo Neruda construiu para viver ao lado de sua terceira esposa até o golpe militar. Caminhos no jardim convidam o visitante a se debruçar na arte e no sonho. É lá que fica a sede da Fundação Pablo Neruda.

Pátio BellaVista
Pio Nono 73 Constitución 54. Providencia

Depois de passear pelas ruas charmosas do bairro Bellavista – o reduto de artistas e intelectuais da cidade -, pare neste pátio. É um centro gastronômico, cultural e artístico que conquista o público pelo charme de seus antigos galpões restaurados (remetendo a uma Santiago de 1900). Lá, além de provar um saboroso vinho argentino e almoçar um delicioso salmão, o turista pode ainda conferir exposições de arte e artesanatos típicos da região. [Tatiana Gerasimenko]



Nenhum comentário: