quinta-feira, 29 de março de 2012

As 10 cidades do futuro para os milionários


As 10 cidades do futuro para os milionários (incluindo São Paulo)

Veja quais serão as cidades mais estratégicas para quem tem muito dinheiro dentro de 10 anos - São Paulo é uma delas

As cidades dos "super ricos"
São Paulo – Quais são as cidades mais estratégicas para os donos do dinheiro? Segundo um estudo da Knight Frank e do Citi Private Bank, cidades ocidentais, como Londres e Nova York, estão entre as mais importantes hoje, levando em conta critérios como abertura econômica, estabilidade social e segurança pessoal.

Cidades emergentes, como Pequim e Xangai (foto), também começam a crescer em importância, mas serão ainda mais estratégicas para os milionários dentro de dez anos. São Paulo, que está fora da lista atual das 10 mais, deve entrar para o time em 2022.

A pesquisa foi feita junto a conselheiros estratégicos e especialistas no mercado de luxo, convidados a eleger as cidades mais importantes hoje e em 10 anos para se viver, investir ou mesmo visitar (se você tem mais de 25 milhões de dólares na conta bancária).

Hoje, a lista das dez mais importantes inclui Londres, Nova York, Hong Kong, Paris, Cingapura, Miami, Genebra, Xangai, Pequim e Berlim, nesta ordem. Para saber quais serão as cidades mais estratégicas para os ricos dentro de 10 anos, clique nas fotos acima.


1. Londres
Considerada um importante centro de poder econômico e político, Londres também se destaca nos quesitos qualidade de vida e conhecimento e influência. Na opinião dos entrevistados, a cidade é hoje a mais estratégica do mundo para os ricos e continuará a ser nos próximos 10 anos. A abundância de residências de luxo e excelentes oportunidades na área de educação também contam pontos a favor da cidade.



2. Nova York
Assim como Londres, Nova York deve manter seu segundo lugar no ranking nos próximos 10 anos. A importância econômica e o conhecimento e poder de influência são aspectos que pesam a favor da cidade. O estudo questiona, no entanto, se no longo prazo a Grande Maçã será capaz de manter seu posto diante do crescente poder das potências emergentes do Oriente.

3. Pequim

Pequim sobe seis posições no ranking, passando do nono para o terceiro lugar entre as mais importantes para os ricos quando se olha para 10 anos no futuro. A cidade é a primeira no ranking das que mais crescem em importância na avaliação dos entrevistados. O impulso não vem apenas das altas taxas de crescimento do mercado chinês como um todo, mas também do desenvolvimento de segmentos específicos no país, como de luxo, que cresce 35% ao ano.



4. Xangai

Logo após Pequim, Xangai é a cidade que mais cresce em importância para os ricos, segundo a pesquisa. A cidade, que está em oitavo lugar hoje no ranking das mais estratégicas, deve assumir o quarto posto em 2010, na avaliação dos entrevistados. Em entrevistas feita com analistas e formadores de opinião, Xangai foi a mais citada ainda como potencial cidade mais importante do mundo em 2050, com destaque para sua capacidade de inovação cultural e tecnológica, que deve ser potencializada com a abertura da economia chinesa.



5. Cingapura
Pela previsão do estudo, daqui a dez anos, Cingapura manteria sua posição atual. Hoje, a cidade é vista como a segunda no mundo em qualidade de vida, atrás apenas de Londres, que lidera o ranking atual e a perspectiva para 2022.

Em atividade econômica, Cingapura aparece no quinto lugar. Em conhecimento e influência, ela fica com a oitava posição. O seu ponto fraco é o poder político, no qual ela ocupa o 11° lugar segundo a visão dos entrevistados


6. Hong Kong 

Atualmente, Hong Kong está em terceiro lugar no ranking das cidades mais atraentes para os super ricos, a perspectiva é que a cidade caia para o 6° lugar. A atividade econômica é um dos destaques atuais. Já o poder político, assim como no caso de Cingapura, é o ponto fraco. Na lista atual das cidades com maior poder político, ela ocupa a 15ª posição.

 7. Paris
 Paris acompanharia Cingapura na queda, de acordo com a previsão do estudo. Atualmente, Paris é considerada a 4ª cidade mais importante – e ela iria para o sétimo lugar. Ao contrário de Cingapura e Hong Kong, seu ponto fraco é justamente a atividade econômica. Para investimentos no setor imobiliário, por exemplo, a cidade é frequentemente associada, por alguns investidores, à crise na zona do Euro, segundo o estudo, mas ainda é uma locação perene para turismo e negócios – e centro de governo. Atualmente, Paris é considerada a 4ª cidade em conhecimento e influência, a 5ª em poder político e a 7ª em qualidade de vida. Na atividade econômica, ela está no 8° lugar.

8. São Paulo 
Atualmente, São Paulo ocupa o 18° lugar nesse ranking. A expectativa é que a cidade escale dez lugares e se torne a 8ª cidade mais importante do mundo em dez anos. Ela seria a única cidade da América Latina presente na lista.

O maior destaque atual de São Paulo para os entrevistados é sua atividade econômica. Nesse aspecto, a cidade seria a 16ª principal do mundo hoje. Já em qualidade de vida, conhecimento e influência, e poder político a cidade brasileira não aparece entre as 20 mais citadas pelos entrevistados.
Para 2050, o estudo indica outra cidade brasileira que deve ser observadas, dentre chinesas e indianas: Belém.
9. Genebra
Genebra também estreia na lista das cidades mais atraentes, assim como São Paulo. Mas ao contrário da cidade brasileira, Genebra tem grande destaque em qualidade de vida e influência. Hoje, para os entrevistados, ela ocupa o 4° lugar em qualidade de vida, o 5° em conhecimento e influência. Em poder político, ela está no 16° lugar. Em atividade econômica, um pouco à frente de São Paulo, na 13ª posição.


10. Berlim 

Nessa perspectiva para os próximos dez anos, Berlim manteria sua posição em relação ao ranking atual. Hoje, ela é a lanterninha entre as 20 cidades mais influentes quanto à atividade econômica, na visão dos entrevistados. Em conhecimento e influência, ela ocupa o 19° lugar – e nem está listada entre as 20 primeiras em qualidade de vida. Poder político é o destaque. Na visão dos entrevistados, Berlim ocupa o 6° lugar nessa categoria.

Fonte: exame.abril.com.br

Nenhum comentário: