sexta-feira, 9 de março de 2012

Maiores rios do mundo - Lista Top 10

Quando se pergunta "Qual é o maior rio do mundo?" Não se pode dar a resposta exata porque não há nenhuma medida perfeita do comprimento de um rio. Rios não são constantes e sempre houve disputas sobre onde estão as fontes de certos rios são. Na verdade ainda há discussões sobre se ou não o Nilo é realmente o maior rio do mundo em oposição ao Rio Amazonas. Devido a isso, compilar uma lista de rios que são reconhecidas como os mais longos do mundo é difícil. Abaixo está uma lista do que são geralmente considerados os dez rios mais longos do mundo.

O Nilo já foi considerado o maior rio do mundo. Ele tem cerca de 4.135 milhas (6,650 km) de comprimento e fluxos em direção norte para onde finalmente deságua no Mar Mediterrâneo. Ele passa por dez países do continente da África, onde tem sido a principal fonte de água e da vida desde os tempos antigos. O Nilo tem dois afluentes principais, o Nilo Branco e o Nilo Azul. O Nilo Branco é o mais longo dos dois, mas o Nilo Azul alimenta o rio com mais água.

O Amazonas passa por sete países da América do Sul e é realmente o maior rio em termos de volume e fluxo, como também em extensão. Na verdade, o rio Amazonas deságua no mar um quinto de toda a água doce que é despejada nos oceanos. O rio Nilo era considerado o mais extenso, porém com novos metodos de medição e localização de nascentes, foi constatado que o Amazonas é maior em todos os aspectos.

O rio Amazonas, que nasce no rio Apurimac, na parte ocidental da cordilheira dos Andes, no sul do Peru, na América do Sul, e deságua no oceano Atlântico, é o maior rio do mundo, 140 quilômetros mais longo do que o africano Nilo – que nasce no rio Kagera, próximo à fronteira entre o Burundi e Ruanda, na África, e deságua no mar Mediterrâneo –, tido como o mais comprido do planeta durante muito tempo. A comprovação foi feita por uma das mais sérias instituições científicas do Brasil, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que utilizou dados obtidos em expedição à nascente do Amazonas e imagens de satélite. Segundo o Atlas Geográfico Mundial, a extensão do Nilo é de 6.695 quilômetros e a do Amazonas, de 6.515 quilômetros. Os livros de geografia precisam ser reeditados. Agora, o rio Amazonas mede 6.992,06 quilômetros e o Nilo, 6.852,15 quilômetros.

Rio Amazonas impressiona.:
- volume de água médio 200.000 metros cúbicos por segundo.
- profundidade de até 100 metros
- maior largura 50 km

O rio Yangtze (também chamado de Chang Jiang) é de cerca de 3.915 milhas (6,380 km) de comprimento e é considerado o terceiro maior rio do mundo. Ele está localizado na República Popular da China e que flui de sua fonte na província de Qinghai, ao Mar da China Oriental, em Xangai. Porque é o maior rio da região é importante economicamente, historicamente e culturalmente. Também id a casa do sistema o maior do mundo hidroeléctrica, a Barragem das Três Gargantas.


O Missouri-Mississippi sistema do rio em cerca de 3.900 milhas (6.300 km) de comprimento, é o maior rio em quarto no mundo. Sua vazão média de água torna o décimo maior rio do mundo. É o único rio localizado na América do Norte que fez o top 10 mais longa lista de rios. Além disso, seu nome vem de uma palavra Ojibwe que significa "Rio Grande". Sobre 98,5 por cento deste rio está localizado dentro dos Estados Unidos, o resto reside no Canadá.

O Yenisei é considerada como o maior sistema de rio que flui no Oceano Ártico e em 3,445 milhas (5,539 km), é o quinto maior rio do mundo. É na Rússia e é principalmente na região da Sibéria. Este rio inclui várias barragens hidro-eléctricas que alimentam uma parte significativa da indústria primária da Rússia.

O Rio Amarelo (também chamada de Huang He) é o segundo maior rio da República Popular da China e está em sexto lugar no mundo tendo cerca de 3.010 milhas (4,845 km) de comprimento. Na China, é conhecida por ambas as alcunhas positivos e negativos. O positivo é "o berço da China" porque é o berço da civilização chinesa do norte e negativa sendo "a tristeza da China" por causa da enchente que ocorre que provoca grandes danos.
O Ob-Irtysh sistema fluvial do rio torna-se o sétimo maior do mundo. O Irtysh é um afluente do Ob e é realmente mais do que o Ob. Estes rios estão localizados na Sibéria e, juntos, têm cerca de 3.364 milhas (5,410 km) de comprimento. Eles formam uma bacia grande na Ásia, abrangendo mais da Sibéria e as Montanhas Altai.

O rio Congo (também chamado de rio Zaire) é o segundo maior rio da África e o oitavo maior do mundo. Ele tem cerca de 2.922 milhas (4.700 km) de comprimento. Tem o segundo maior fluxo de água do mundo , somente o Amazonas o supera neste quesito. O Congo tem o seu nome por causa do Reino do Kongo que se situava na foz do rio, em tempos antigos. É conhecido como o rio Zaire porque entre 1971 e 1997 a área era conhecida como Zaire e o governo o denominou rio Zaire até que o país se veio a se chamar República do Congo
.

O rio Amur (também chamado de Jiang Heilong) é o nono rio mais longo do mundo e é também a fronteira entre o Extremo Oriente russo e o nordeste da China. Este rio flui através nordeste da Ásia para o Estreito de Tartária, onde finalmente deságua no Oceano Pacífico. Tem sido chamado de "Rio Negro", porque era sagrado para o Manchu da Dinastia Qing, e é também um símbolo de relações russo-chinesas.

O Rio Lena é o maior rio da Rússia e tem aproximadamente 2.800 milhas (4.400 km), é o décimo maior Rio do mundo. Este rio tem sete diferentes afluentes que se juntam com ele. São os Rios Kirenga, Olyokyma,Vitim, AMGA, o rio Aldan, o rio e o rio Vilyuy Maya. Ele tem a distinção única do Rio que parece ser o maior rio do mundo, quando olhou com uma projeção cartográfica de Mercator.


Os 10 maiores rios do mundo
Rio Amazonas – Brasil - 6.937 km
Rio Nilo – Egito - 6.695 km
Rio Yangtze – China - 6.380 km
Rio Mississipi Missouri – EUA - 6.270 km
Rio Yenisei – Russia - 5.550 km
Rio Ob-Irtish – Russia - 5.410 km
Rio Amarelo (Huang Ho) – China - 4.667 km
Rio Heilong (Armur) – Russia - 4.440 km
Rio Congo – Congo - 4.371 km
Rio Lena – Russia - 4.260 km

Nenhum comentário: