terça-feira, 6 de março de 2012

Viena da Áustria, melhor cidade do mundo para morar

Pesquisa aponta Viena como melhor cidade do mundo para morar

Viena é a capital e a maior cidade da Áustria e um dos nove estados da Áustria. Viena é a principal cidade da Áustria, com uma população de cerca de 1,723 milhões(2,4 milhões na área metropolitana, mais de 25% da população da Áustria, e é de longe a maior cidade da Áustria, bem como o centro cultural , econômico e político do país. É a nona maior cidade em população na União Europeia. Viena é palco de muitas das principais organizações internacionais , incluindo as Nações Unidas e da OPEP. Juntamente com Bratislava , Viena forma uma região metropolitana com 3 milhões de moradores. Em 2001, o centro da cidade foi designada um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Além de ser considerada como a Cidade da Música por causa de seu legado musical, Viena também é dita ser "a cidade dos sonhos", pois foi a casa do primeiro psicanalista Sigmund Freud, um neurologista é bem conhecido por ser os maiores intérpretes de sonhos. Raízes da cidade ficam no início dos assentamentos de Celtas e romanos que transformaram na idade medieval, a capital do Império Austro-Húngaro. É bem conhecida por interpretar um papel essencial como um Centro de liderança da Música na Europa, a partir da idade do grande Classicismo vienense no início do século 20. O centro histórico de Viena, é rico em conjuntos arquitetônicos, incluindo castelos e jardins barrocos, bem como a particularidade arquitetônica chamada Ringstrasse no final do século 19, ladeadas por edifícios grandiosos, monumentos e parques.

A cada ano, desde 2005, Viena, é a número um do mundo em destino para congressos e convenções internacionais. Viena atrai cerca de cinco milhões de turistas por ano.


A excelente infraestrutura de Viena, as ruas seguras e o bom serviço público de saúde fazem da cidade o melhor lugar do mundo para se morar, disse o grupo de consultoria Mercer em uma pesquisa mundial que colocou Bagdá em último lugar.


Cidades alemãs e suíças se destacaram na lista de melhor qualidade de vida, com Zurique, Munique, Dusseldorf, Frankfurt, Genebra e Berna entre as primeiras dez. Nenhuma cidade do Brasil ou da América do Sul é citada na pesquisa.

A capital austríaca, Viena, com suas belas construções, parques públicos e rede extensa de ciclovias, reduziu recentemente o custo de sua passagem anual de transporte público para 1 euro por dia.

Crimes graves são raros e a cidade de cerca de 1,7 milhão de habitantes geralmente está entre as melhores nas pesquisas mundiais para qualidade de vida.

Mas a Mercer alertou que as cidades europeias que estão no topo do ranking não deveriam deixar de se preocupar após receberem uma boa classificação no ranking, que avaliou mais de 200 cidades.

"Elas não estão imunes a uma redução no padrão de vida se a turbulência econômica persistir", disse o pesquisador da Mercer, Slagin Parakatil, no site da empresa.


SEGURANÇA PESSOAL

A Mercer, que também classificou as cidades segundo o quesito de segurança pessoal, deu uma avaliação ruim para Atenas devido aos confrontos entre manifestantes e policiais e a instabilidade política.

"Em 2011, Atenas está entre as piores no ranking de segurança pessoal entre as cidades europeias", disse Parakatil.
Oslo também caiu para o 24° lugar em outra avaliação de segurança por conta do massacre cometido por Anders Breivik, em julho. Geralmente, a cidade estaria entre os 15 primeiros, disse a empresa de consultoria.

A instabilidade política em Bagdá, a segurança pública ruim e os ataques contra moradores locais e estrangeiros fazem da cidade o pior lugar do mundo para se morar em 2011, tanto em termos de qualidade de vida quanto em termos de segurança, segundo a pesquisa.

A instabilidade política e econômica na África e no Oriente Médio também foi responsável pela queda nas avaliações dessas regiões.

"Muitos países como a Líbia, o Egito, a Tunísia e o Iêmen tiveram uma queda considerável nos índices de qualidade de vida", disse Parakatil.

"A reconstrução política e econômica nesses países, junto com o financiamento que servirá às necessidades humanas básicas, certamente impulsionarão a região."

ESTABILIDADE POLÍTICA

Ele disse que apesar de a perspectiva ser incerta para a maior parte do mundo devido à turbulência econômica e política, cidades na Ásia-Pacífico pareciam ter se beneficiado graças à estabilidade política e ao crescimento sustentado.

Auckland, Sydney, Wellington, Melbourne e Perth ficaram entre as 20 melhores para qualidade de vida em 2011, enquanto Cingapura foi a cidade asiática mais bem avaliada, em 25°lugar.

As dez melhores cidades para qualidade de vida, segundo a pesquisa Mercer:
1 - Viena (Áustria)
2 - Zurique (Suíça)
3 - Auckland (Nova Zelândia)
4 - Munique (Alemanha)
5 - Dusseldorf (Alemanha)
6 - Vancouver (Canadá)
7 - Frankfurt (Alemanha)
8 - Genebra (Suíça)
9 - Berna (Suíça)
10 - (Copenhague (Dinamarca)

Fonte: Folha

Nenhum comentário: