domingo, 8 de abril de 2012

Polignano del Mare. Cidade italiana tem restaurante dentro de uma caverna e impressiona turistas com a vista espetacular


Cidade italiana tem restaurante dentro de uma caverna
Localizado à beira-mar, o Grotta Palazzese impressiona turistas com a vista espetacular

Comer é a última coisa que você vai lembrar de fazer ao visitar este restaurante na cidade Polignano del Mare, na região da Puglia, na Itália. A cozinha e as mesas ficam dentro de uma caverna natural, à beira do mar Adriático, ao norte do Mediterrâneo. Assim, fica difíci trocar a paisagem exuberante do oceano e das rochas para observar o cardápio e escolher o prato desejado. Mas o menu do Grotta Palazzese não decepciona. Peixes, frutos do mar e a carta de vinhos, que traz rótulos regionais, são alguns dos destaques.

Esculpida pelo mar nas rochas, a caverna onde funciona o restaurante tem uma longa história, que começa no início do século 18. Na época, o local funcionava como um salão para os nobres da região. Depois, viajantes franceses e britânicos também passavam pelas cavernas durante suas excursões pela Itália. De acordo com o Grotta Palazzese, há relatos antigos desses turistas, descrevendo a beleza do local. Anos mais tarde, foi transformado no restaurante.

E se depois de terminar a sobremesa você não estiver pronto para deixar o lugar, uma boa notícia: em uma construção de estilo rústico, acima da gruta, funciona um hotel. As diárias nas suítes vão de 90 a 180 euros.

Veja mais fotos:
O restaurante funciona dentro de uma caverna natural

De lá, os visitantes podem observar as rochas e o mar
A vista paradisíaca do mar Adriático

À noite, as luminárias se acendem e o salão ganha um visual romântico

Por Casa e Jardim Online

Polignano del Mare é uma cidade italiana de 17.797 habitantes da província de Bari, em Puglia. A parte mais antiga da cidade fica em um afloramento rochoso com vista para o Mar Adriático, 33 quilômetros ao sul da capital.

A economia é baseada principalmente na agricultura, turismo e pesca.


De particular interesse são as grutas naturais e historicamente importantes são o centro histórico e os restos do domínio romano. Entre estes últimos, a ponte de Trajano forma, ainda viável, através Monachile Lama.

Em 2008 , 2009 , 2010 e 2011 Polignano del Mare recebeu o prêmio Bandeira Azul, concedido pela Fundação para a Educação Ambiental em resorts costeiros da Europa que atendam critérios de qualidade relacionados a parâmetros de águas balneares e do serviço prestado em relação a parâmetros como limpeza de praias e marinas.

Clima
E "tipicamente mediterrâneo, com invernos suaves e verões chuvosos, geralmente quentes e ensolarados, com algum episódio de tempestades longas e curtas, com mais freqüência na parte da tarde. A este respeito, digno de nota foi a enchente de 26 de setembro 2006, que inundou totalmente muitas áreas da cidade e descarregando no mar grandes quantidades de lama e detritos  de sujeira, e a grande saraiva de 08 de junho 2011 com grãos grandes como nozes que causaram grandes danos, destruindo culturas agrícolas, pára-brisas de carros e janelas das casas. Raros, mas não impossível, a neve (singularidade, foi a queda de neve em fevereiro 1957 , e em 30 e 31 de janeiro 1999 , em 25 de janeiro 2000 em 08 de abril 2003 e 15 dezembro 2007 ).

Nenhum comentário: