segunda-feira, 14 de maio de 2012

Pôr-do-sol em Belo Horizonte


Belo Horizonte é a capital e a maior cidade do Brasil Estado de Minas Gerais , localizado na região sudeste do país. É a terceira maior área metropolitana do país. Belo Horizonte (também conhecido como "Belo", "Beagá", ou "BH") tem uma população de 2.475.440 habitantes (2010) na cidade e 5.497.922 pessoas na Área Metropolitana(2010).

A região foi fundada no início do século 18, mas a cidade como ela é conhecida hoje, foi planejada e construída na década de 1890, para substituir Ouro Preto como capital de Minas Gerais. A cidade apresenta uma mistura de edifícios contemporâneos e clássicos, e é o lar de vários ícones arquitetônicos modernos brasileiros, mais notadamente o Complexo da Pampulha. No planejamento da cidade, Aarão Reis e Francisco Bicalho buscaram inspiração no planejamento urbano de Washington, DC. A cidade tem utilizado programas notáveis ​​de revitalização urbana e segurança alimentar, para o qual foi premiada com elogios internacionais.

A cidade é construída sobre várias colinas e está completamente cercada por montanhas. Há vários grandes parques nas imediações de Belo Horizonte. O "Parque das Mangabeiras", localizado a seis quilômetros a sudeste do centro da cidade nas montanhas da Serra do Curral, proporciona uma vista sobre a cidade. Possui uma área de 2,35 km 2 (580 hectares), dos quais 0,9 km 2 (220 hectares) é de mata nativa. A "Mata do Jambeiro" reserva natural se estende por 912 hectares (2.250 acres), com vegetação típica da Mata Atlântica. Mais de cem espécies de aves habitam a reserva, bem como dez diferentes espécies de mamíferos.
Montagem de fotos da Cidade de Belo Horizonte. Do alto, da Esquerda para a Direita: Vista da Cidade com a Serra do Curral. Ao Fundo, vista do centro da Cidade à Noite. Praça Sete de Setembro, Praça Rui Barbosa, Igreja São Francisco de Assis e Cidade Administrativa de Minas Gerais.

Cidades circundantes e região metropolitana
O termo "Grande BH" ("Grande Belo Horizonte") denota qualquer das várias definições para a área metropolitana de Belo Horizonte. A Região definida legalmente Metropolitana de Belo Horizonte é composta por 34 municípios no total, e uma população de cerca de cinco milhões de habitantes (a partir de 2007, segundo o IBGE).

O intenso processo de urbanização que está ocorrendo atualmente na região metropolitana fez algumas das fronteiras políticas entre os municípios da região tornarem-se obsoletas. A cidade é agora composto por uma área relativamente urbano contígua, centrada em Belo Horizonte, que se estende em municípios como Contagem , Betim, Nova Lima, Raposos, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Sabará , entre outros.

O município limitado a norte pelo Vespasiano , a nordeste por Santa Luzia, por Sabará a leste, por Nova Lima para o sudeste, Brumadinho a sul e Ribeirão das Neves, Contagem e Ibirité a oeste.

Nenhum comentário: