quinta-feira, 7 de junho de 2012

Vitória, Espírito Santo, Brasil

Vitória, Brasil

O Município de Vitória do Espírito Santo


Vitória é a capital do estado do Espírito Santo , Brasil . Está localizada em uma pequena ilha dentro de uma baía , onde alguns rios encontram o mar. Foi fundada em 1551. A cidade propriamente dita (área de 93 km2) tem uma população de 313.300 (2005), enquanto a Grande Vitória (região metropolitana) tem uma população de mais de 1.612.885 (2005), a 14° maior no Brasil. Em 1998, a Organização das Nações Unidas nominal Vitória como a 4° melhor capital no Brasil para se viver, os critérios foram saúde , educação e projetos de melhoria social.

O aeroporto Eurico de Aguiar Salles liga Vitória com muitas cidades brasileiras.
A cidade abriga a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).


Geografia

Tem uma costa muito recortada e para além dela, Vitória tem 40% de sua área coberta por montanhas, fazendo com que o crescimento de novas áreas urbanizadas na cidade seja mais difícil, e enquanto a cidade tem bairros de luxo, por outro lado, os municípios  vizinhos da região metropolitana, tem um IDH menor, têm mais pobres em áreas suburbanas (no Brasil, os bairros ricos tendem a estar relativamente perto do centro da cidade). Esta formação de um "núcleo de boa aparência, distritos ricos" perto do centro histórico isolado por uma cordilheira a partir do meio e os subúrbios de classe baixa faz lembrar de como é a segregação espacial no Rio de Janeiro, embora os bairros de classe baixa são mal urbanizados, os de Vitória não são tão famosos, não se pode dizer que são favelas, como o que é encontrado ao entorno dos bairros ricos do Rio do Janeiro.

Relevo
O relevo da ilha é uma extensão do continente, quer de granito, rodeado pelo mar e a nativa restinga do mangue (dunas e restingas e manguezais. O maciço central da ilha de Vitória, Morro da Fonte Grande, tem uma altitude de 308,8 m e os principais afloramentos graníticos são Pedra dos Dois Olhos, com 296m, e Morro de São Benedito, com 194m de altitude. Ponto mais alto de Vitória é o Pico do Desejado, localizado na Ilha de Trindade , com 601m de altitude, mil e cem quilômetros da costa.

Clima

O clima da cidade é tropical, com temperatura média anual de 23° C e a ocorrência de chuvas, especialmente nos meses de outubro a janeiro. As temperaturas podem variar muito no inverno e pode chegar a 30° C em tempos de seca, mas 12° C quando ocorrem frentes frias seguidas por uma temperatura anormalmente fria do oceano. A temperatura máxima absoluta maior já registrada na cidade foi de 39,6 ° C (INMET) em 25 de fevereiro de 2006 e a menor de 9° C por causa do frio das correntes oceânicas Falklands. Vitória e Rio de Janeiro a posição da capital brasileira com menores taxas de precipitação como cerca de 1.153 milímetros. Vitória é também a cidade que apresenta a menor faixa de temperatura em praticamente todos do Espírito Santo, como um inffluence tanto sua oceânica climated dada pela localização e da proteção que os mountais criar a partir das mudanças climáticas principais influenciados por massas de ar.

Vitória é uma das cidades mais quentes do estado do Espírito Santo, devido à poluição e à grande aglomeração de prédios, além das várias montanhas na ilha, que bloqueiam o vento sul, que tradicionalmente ocorre em dias frios no estado. Isso faz com que as mínimas da cidade sejam 2 °C mais quentes do que no restante do estado. Outro fator que contribui para isso é o fato de chover 350mm na cidade a menos do que no estado. Essa variação térmica pode ser facilmente notada comparando as temperaturas de Vitória com as da cidade vizinha de Vila Velha, notando-se em todas as épocas do ano, especialmente no inverno, que as mínimas de Vila Velha são de um a três graus Celsius menores que as de Vitória e, às vezes, até as máximas são menores um ou dois graus.

História

História da Ilha

A história de Vitória está intimamente ligada à colonização do Brasil. Em 1534, o rei de Portugal, Dom João III, dividiu as terras do Brasil em Capitanias Hereditárias, cabendo ao fidalgo Vasco Fernandes Coutinho a Capitania do Espírito Santo, assim batizada em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.

Vitória, a bela capital do Espírito Santo, tem muito o que mostrar. É a terceira mais antiga do País, fundada em 08 de setembro de 1551, logo depois de Recife (1548) e Salvador (1549). Segundo o historiador José Teixeira de Oliveira, antes mesmo desta data já existia a Villa de Victória, uma povoação localizada na antiga Ilha de Santo Antônio, a qual se tornou, por um período, conhecida como Vila Nova, em oposição ao nome de Vila Velha, como era designada a sede anterior da Capitania do Espírito Santo.

Nesse mesmo ano, o padre jesuíta Afonso Brás, fundou o Colégio de São Tiago da Companhia de Jesus em Vitória, hoje o Palácio Anchieta, sede do Governo Estadual. O nome Anchieta foi dado em homenagem ao padre espanhol José de Anchieta, que em 1569 foi encarregado de visitar o Espírito Santo, percorrer as aldeias e estabelecer outras, destinadas à catequese dos índios goytacazes, tupiniquins, puris e aimorés.

Até meados do século passado, os limites urbanos iam do morro onde se ergue o Hospital da Santa Casa de Misericórdia, na Vila Rubim, até o Forte São João, que mantinha a segurança na entrada da baía de Vitória. Em meio ao pequeno núcleo urbano de feições coloniais havia pequenas plantações ou roças, que na língua indígena eram chamadas "capi-xa-ba", expressão que acabou servindo para denominar os habitantes da ilha e, posteriormente, todos os espírito-santenses. Os índios moradores da região chamavam Vitória de "lha de Guaananira", que significa "Ilha do Mel". Alguns dizem que é pela beleza da cidade, sua geografia e amenidade do clima, com baía de águas piscosas e manguezal repleto de moluscos, peixes, pássaros e muita vida. Estudiosos afirmam que o nome dado pelos indígenas se deve ao fato de uma planta peculiar de áreas de mangue possuir um aroma semelhante ao do mel. Dentre outros apelidos que são atribuídos a Vitória conhecemos Cidade Sol, Cidade Presépio e Delícia de Ilha.

Nos trezentos anos iniciais de sua história, Vitória foi uma vila-porto, enfrentando franceses, ingleses e holandeses atrás de pau-brasil e açúcar. Sua emancipação política se deu em 24 de fevereiro de 1823, quando um decreto de lei imperial concedeu fórum de cidade à Vitória. Vitória completará 453 anos de história em 08 de setembro de 2004.

Geografia da ilha Vitória é uma das três ilhas-capitais do Brasil (as outras são Florianópolis e São Luiz). Está localizada na região Sudeste, a mais desenvolvida do País. Sua localização é estratégica, próximo dos grandes centros urbanos e está, em média, a uma hora de vôo do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Localizada na latitude sul 20º 19° 09° e longitude oeste de Greenwich 40° 20° 50°, Vitória limita-se a norte com o município da Serra, ao sul com Vila Velha, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Cariacica.

Integra uma área geográfica de grande nível de urbanização denominada Região Metropolitana da Grande Vitória, compreendida pelos municípios de Vitória, Serra, Fundão, Vila Velha, Guarapari, Cariacica e Viana.

Circundado pela baía de Vitória e pelo estuário formado pelos rios Santa Maria, Bubu, Marinho e Aribiri, o município apresenta ilhas, encostas, enseadas, pontas, mangues e praias, elementos de grande recurso paisagístico.

O município de Vitória é formado por um arquipélago composto por 34 ilhas e por uma porção continental. Sua área total é de 104.260.787km2, aí considerados a ilha maior (denominada Ilha de Vitória), o território continental, todas as ilhas costeiras, estuarinas e oceânicas de Trindade e Martin Vaz. Inicialmente, o município era constituído por mais de 50 ilhas, porém muitas delas já foram agregadas, por meio de aterro, à ilha maior.

O relevo das ilhas é um prolongamento do continental, de constituição granítica, circundado pelo mar e áreas de mangue e restinga. O maciço central da ilha de Vitória, Morro da Fonte Grande, possui altitude de 308,8m e os principais afloramentos graníticos são a Pedra dos (Dois) Olhos com 296m e o Morro de São Benedito com 194m de altitude.

O clima é tropical úmido, com temperatura média mensal máxima de 30,4ºC e mínima de 24ºC, com ocorrência de precipitações pluviométricas, principalmente nos meses de outubro a janeiro.

Localização no Estado do Espírito Santo

País Brasil
Região Sudeste
Estado Espírito Santo
Fundação 1551
Governo
• Prefeito João Carlos Coser ( PT )
Área
• Município 93 km 2 (36 sq mi)
População (2005)
• Município 313.312
• Densidade 3.360 / km 2 (8700 / sq mi)
• Metro 1.627.651
Fuso horário UTC-3 ( UTC-3 )
Código Postal 29000-000

Ilhas do município de Vitória

- Ilha de Vitória o Ilha da Pólvora o Ilha do Cal o Pedra dos Ovos o Ilha das Pombas
- Ilha do Urubu o Ilha das Tendas o Ilha das Cobras o Ilha Maria Catoré
- Pedra da Baleia o Ilha dos Práticos o Ilha dos Itaitis o Ilha dos Igarapés
- Ilha Galheta de Dentro (ou Gaeta) o Ilha Galheta de Fora (ou Gaeta)
- Ilha das Andorinhas o Ilha Rasa o Ilha do Fato o Ilha dos Índios o Ilha do Socó
- Ilha do Frade o Ilha do Chrisógono (Santa Cruz) o Ilha do Paraíso
- Ilha da Baleia (Cavalo) o Ilha do Meio o Ilha do Campinho
- Ilha do Apicum (Lameirão) o Ilha Guruçá o Ilha Margarida o Ilha Solteira
- lha Grande (Delta do Rio Santa Maria) o Ilha de Trindade o Arquipélago

Martin Vaz
- Ilha da Fumaça

Ilhas já integradas à ilha de Vitória

- Ilha de Santa Maria o Ilha de Monte Belo o Ilha do Boi o Ilha do Papagaio
- Ilha do Sururu o Ilha do Príncipe o Ilha do Bode o Ilha da Rainha
- Ilha da Palha (Madeira) o Ilha das Caieiras o Ilha do Caju o Ilha Wetzel
- Ilha Rabello o Ilha do Cercado o Ilha da Forca o Ilha Cinzenta
- Ilha Gonçalves Martins

Nenhum comentário: