domingo, 15 de julho de 2012

Belezas do Espírito Santo. Monumento Natural do Frade e a Freira

O Frade a  Freira são formações rochosas de granito localizadas em Itapemirim, cujos municípios limítrofes são: Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul e Vargem Alta. Está localizado no sul do estado do Espírito Santo, Brasil. Pode ser visto a partir da rodovia BR-101, no trecho de Vitória à divisa como estado do Rio de Janeiro.

Atualmente o Parque Municipal Frade e a Freira tornou-se o Monumento Natural Frade e Freira. Beleza e mistério também numa montanha de granito, de 683 metros de altitude. Apedra do "Frade e a Freira" é um daqueles lugares que é impossível ignorar.O nome da pedra teve origem no formato, que lembra a imagem de um frade e uma freira, de frente um para o outro,como se estivessem conversando, ou, simplesmente se olhando. O monumento fica numa região que compreende os limites entre os municípios de Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul e Vargem Alta. Fato que há anos tem motivado um impasse entre eles. Cada um reivindica para si,o direito de ser o dono da área onde a pedra está localizada.

Polêmica à parte, o que chama mesmo a atenção, é a paisagem encantadora das duas montanhas germinadas. Um dos principais cartões postais do Espírito Santo. Então é só a beleza que seduz capixabas e turistas. A pedra deu origem a uma lenda. Um frade e uma freira teriam se apaixonado. Como não podiam se entregar a esse amor, pois deveriam dedicar suas vidas a serviço de Deus,os dois teriam sido transformados em pedra, eternizando o amor entre eles. Mas independente da imaginação popular, a verdade é que a pedra do Frade e a Freira, é mais um encanto em uma região repleta de riquezas naturais.

Nenhum comentário: