quarta-feira, 11 de julho de 2012

Pedra Azul, Domingos Martins-ES

O Pico Pedra Azul (1822 m), localizado em Pedra Azul do Aracê, distrito do município de Domingos Martins-ES, embora seja o 3º mais alto, é o mais famoso do município, devido à beleza do seu aspecto. Recebe tal nome pela coloração (azulada, esverdeada e as vezes até amarelada) que toma, conforme o horário em que recebe a luz do sol. Esse pico é também conhecido como "Pedra do Lagarto", por apresentar uma saliência, como se estivesse apenas encostada e com o formato de um lagarto ou lagartixa à subir a pedra, em sua parte frontal. O ponto mais alto do município é o da Pedra das Flores (1909 m), a apenas 800 metros de distância da Pedra Azul. Na divisa com Vargem Alta fica a Pedra do Tamanco ou do Redentor (1847 m). A região de Pedra Azul do Aracê é a mais elevada da cidade, sendo por isso uma das mais frias e mais rica, graças aos vários hotéis que existe lá por causa do turismo.


Clima, belezas naturais e agroturismo garantem o lazer dos visitantes.
Conheça a Rota do Lagarto, um percurso turístico em Pedra Azul.

Logo na entrada da rota é possível ver a beleza que o percurso reserva (Foto: Valdinei Guimarães/ G1ES)

A Rota do Lagarto, percurso turístico de Pedra Azul, Domingos Martins, região Sudoeste Serrana do Espírito Santo, é uma boa opção de lazer para a família. No trajeto de oito quilômetros, o visitante se encanta com as paisagens deslumbrantes e pode aproveitar a culinária e receptividade dos restaurantes e pousadas pelo caminho.

O percurso começa no quilômetro 88 da BR-262 e vai até a Rodovia ES-164. A estrada é estreita e a velocidade máxima permitida para veículos é quarenta quilômetros por hora. A limitação na verdade é uma desculpa para andar devagar e aproveitar cada detalhe da paisagem, que foi caprichada pela natureza. Não é raro encontrar veículos parados nos acostamentos para tirar uma foto da Pedra Azul, que fica bem perto dos visitantes.

Enquanto se percorre o caminho, dá para comprar morangos, laranjas e outras frutas de produtores locais, que montam barraquinhas na margem da estrada. O Portal da Pedra Azul, uma loja de artesanato e produtos de agroturismo, fica a cerca de dois quilômetros da entrada da rota. Ali é possível tomar um café ou fazer um lanche e levar para casa doces e artesanatos da região. Construído em madeira e com telhado de grama, o portal é um ponto praticamente obrigatório para fotografar a imponente Pedra Azul.

Ao lado do portal fica uma entrada do Parque Estadual da Pedra Azul. Quem quiser, pode fazer um passeio gratuito pelo parque com cerca de cinco minutos de duração. Esse passeio não precisa ser feito com um guia. Os aventureiros podem agendar outras trilhas mais longas que levam até as piscinas naturais esculpidas na rocha. O parque tem espécies animais como macaco-prego, jaguatirica e onça pintada. A flora é igualmente diversificada. Orquídeas, bromélias e ipês são só algumas das espécies de plantas que vivem no parque.

Se o passeio deixar com fome, existem muitas opções de restaurantes ao longo da rota ou bem pertinho dela. Pousadas com estilo aconchegante também não faltam. Tem ainda sítios que oferecem programação especial para visitantes, como uma cavalgada pela encosta da Pedra Azul.

No mês de julho, o Portal da Pedra Azul funciona todos os dias, das 8h às 18h. Informações sobre onde comer e se hospedar podem ser obtidas na Associação Turística de Pedra Azul pelo telefone (27) 3248-0035. Para agendar uma trilha guiada ao Parque Estadual da Pedra Azul, é preciso ligar para o telefone (27)3248-1156.
Portal da Pedra Azul é ótimo ponto para repor energias e fotografar (Foto: Valdinei Guimarães/ G1ES)

Fontes: G1 e wikipedia

Nenhum comentário: