quarta-feira, 25 de julho de 2012

Termas minerais atraem turistas ao Balneário de Termópolis, MG


Termas minerais atraem turistas ao Balneário de Termópolis, MG
Hotel fazenda oferece tranquilidade a famílias e casais.
Local tem fontes termais terapêuticas que chegam a 30º C.
Balneário de Termópolis é banhado por fontes termais (Foto: Tiago Campos / G1)

Um pequeno vilarejo localizado a 14 quilômetros da cidade mineira de São Sebastião do Paraíso atrai turistas que buscam sossego e tranquilidade. Além de belas paisagens, a Estância Balneária Termópolis conta com águas termais que chegam a 30º C e por isso recebe o título de “Vale das Águas Minerais".


Após 20 anos fechado, Balneário de Cambuquira volta a funcionar
“O nosso objetivo aqui é desligar a pessoa do mundo, tanto que não temos nem sinal de celular, apesar de todos os quartos terem telefone”, revela o gerente geral do balneário, Paulo Henrique do Nascimento. “Recebemos muitos hóspedes e visitantes que querem esquecer o corre-corre da cidade e aqui é o lugar certo. Nosso intuito é resgatar a vida no campo, tudo junto à natureza”, conclui.

São Sebastião do Paraíso fica a 420 quilômetros da capital Belo Horizonte, mas a apenas 130 quilômetros de Ribeirão Preto (SP). Por conta da proximidade com o estado paulista, a maioria dos turistas vem do interior de São Paulo. Para chegar até Termópolis não é preciso entrar em São Sebastião do Paraíso. A rodovia é a BR-265 que está com asfalto em boas condições e que liga a Fernão dias e cidades do interior de São Paulo.
Cachoeira faz parte da paisagem de Termópolis (Foto: Tiago Campos / G1)

“Nossa alta temporada costuma ser nos meses de dezembro, janeiro e julho. Durante esse período, costumamos receber cerca de 600 pessoas por semana”, informa Nascimento.

Ambiente de fazenda
Capela recebe missas e cultos (Foto: Tiago
Campos / G1)
Com “cara” de Minas Gerais, o maior atrativo do Balneário de Termópolis é o ambiente de fazenda. Inaugurado desde 1921, o local mantém os casarões, inclusive móveis rústicos e alguns objetos antigos como relógios de parede e máquinas de costura. Uma pequena capela também foi levantada com as características de séculos passados e em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, além de uma estátua de Cristo, que mede oito metros.

Para caracterizar ainda mais o ambiente, o balneário oferece passeios a cavalo e de charrete. Outro atrativo é a ordenha, onde os hóspedes levantam bem cedo para retirar e tomar o leite fresquinho diretamente da vaca.



Casal aprovou o balneário: "Traremos filhos e
netos" (Foto: Tiago Campos / G1)
O casal de aposentados José Giolo Neto, de 65, e Aparecida Giolo, de 61, são de São Bernardo do Campo (SP) e foram ao balneário apenas para conhecer o local. “Nós temos um sítio em Arceburgo (MG) e adoramos o ambiente de fazenda. Já estamos programando um passeio com os nossos filhos e netos”, afirma o casal.

Atividades
O pacote de hospedagem do Balneário de Termópolis inclui diversas atividades no campo para todas as idades. Desde um passeio tranquilo de pedalinho em um lago até uma árvore que foi preparada para receber escaladas.

Uma das atividades mais procuradas é a pesca. E não precisa se preocupar com o equipamento, já que o balneário oferece a isca e a vara de pescar. Diretora de uma escola em Franca (SP), Elaine Muniz, de 38 anos, já perdeu as contas de quantas vezes visitou o balneário e adota a pesca como uma terapia para esquecer o estresse do dia a dia. “Já cheguei a pegar um matrinchã de 3 quilos aqui”, conta feliz a diretora.
Mas para quem procura uma atividade mais agitada, a tirolesa é uma boa escolha. Com cerca de 30 metros de altura, o turista percorre por um trajeto de 250 metros sobre um lago. “Foi a primeira vez que eu desci de tirolesa. Deu um pouquinho de medo no começo, mas depois a sensação é muito boa”, revela o hóspede Denis Tiago de Almeida que veio de Ribeirão Preto (SP) com os pais e a esposa.
Tirolesa de 250 metros de comprimento é uma das opções de diversão em Termópolis (Foto: Tiago
Campos / G1)

Termas medicinais
Por estar localizado em uma região com vulcões inativos, Termópolis possui fontes termais minerais que são conhecidas por ações terapêuticas no tratamento de doenças como reumatismo, cálculos renais, distúrbios gastrointestinais, eczemas, entre outros. O balneário possui diversos poços artesianos que juntos têm uma vazão de 400 mil litros por hora e que é responsável por abastecer e renovar sete banheiras de imersão e cinco piscinas, isentando a água de qualquer tratamento químico.

O casal Rafael de Brito Amadeu, de 25 anos, e Suelen Freitas Martins, de 24, são de Ribeirão Preto e foram pela primeira vez a Termópolis em busca de tranquilidade e bonitas paisagens, mas se divertiram relaxando nas termas do balneário. “Um amigo nos indicou para vir aqui e não sabíamos das termas. Foi legal porque é um atrativo a mais e é muito relaxante”, afirma o casal.
Casal relaxa em piscina com água termal mineral (Foto: Tiago Campos / G1)

Por não ultrapassarem os 30º C, as fontes de Termópolis são classificadas como hipotermais. De acordo com Nascimento, de tempos em tempos a água das termas muda a composição. “A água possui várias propriedades que a tornam medicinal pelo fato dela lamber as pedras que vão se desgastando com o tempo. Essas propriedades encontradas na análise físico-química da água em Termópolis nos permite fazer aqui a crenoterapia, que é o tratamento feito através de águas minerais”, explica.
Placa mostra caso de cura por crenoterapia (Foto:
Tiago Campos / G1)

O caso mais famoso de tratamento no balneário foi o de João Nogueira Costa, de Ribeirão Preto,que se curou de eczema em menos de um mês fazendo a crenoterapia em Termópolis em 1963. Após o fato, Costa pediu para pendurar uma placa com o nome dele e o ano em que aconteceu a cura. Porém, Nascimento admite que a procura pelo tratamento nas termas do balneário diminuiu em relação a antigamente. “Hoje em dia nós temos remédio para tudo e houve uma redução na procura por esse tipo de tratamento”, informa.

Um fato curioso é que no balneário de Termópolis o hóspede não precisa comprar água, que é fornecida gratuitamente no local. “Aqui nós temos em tanta abundância que não é necessário vender água. Aqui o hóspede pode beber quantos litros quiser que nós iremos sempre fornecer para ele”, afirma Nascimento.

Serviço
Para quem quiser saber informações de hospedagem ou quer apenas visitar Termópolis, basta ligar para o número (35)3531-2476 ou acessar o site www.termopolis.com.br.

Nenhum comentário: