quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Aracaju e seus encantos

Os encantos de Aracaju

A animada capital Aracaju, com 35 km de costa litorânea, oferece belas praias, com águas mornas, como em todo o Nordeste. E também é na orla onde acontece a agitação das festas, ao som do forró pé-de-serra e música ao vivo. 

(Crédito: CV Bureau)

Durante o dia, vale a caminhada pela praia, tomar um sol e saborear o prato típico do local: o caranguejo, servido com vinagrete, ou como ingrediente principal de pastéis, moquecas, casquinhas e mariscadas. Um bom lugar para experimentar o caranguejo é na Passarela do Caranguejo, em Atalaia! E não deixei de experimentar o delicioso beiju de tapioca. Para quem quer conhecer melhor a capital sergipana, o Centro Histórico, o Mercado de Aracaju e o Oceanário, que abriga 20 aquários com um pouco da diversidade da flora e fauna marítima e fluvial de Sergipe podem ser ótimas opções de diversão.

Para a curtição da noite, a festa Forrocaju, acontece sempre no mês de junho, é considerada uma das melhores festas juninas do país. Conta com forródromo, shows pirotécnicos, muita comida e danças típicas da região.

E para quem quer um tempo para conhecer as redondezas, a dica é ir à cidade de São Cristóvão, a primeira capital sergipana – e quarta cidade mais antiga do Brasil; o Delta do São Francisco e o Cânion do Xingó. [Fonte: Azul Viagens]


Praias

Atalaia - A praia mais famosa entre os moradores de Aracaju também pode ser uma excelente pedida para os visitantes. Com uma longa faixa de areia, tem poucas barracas, favorecendo o clima familiar e o banho de mar, além da paquera. A orla de Atalaia tem seis quilômetros de extensão e tem uma grande estrutura com bares e restaurantes, parques e praças para se aproveitar além da praia.

Aruana - Primeira das praias do litoral sul de Aracaju, localizadas na rodovia José Sarney. Sem barracas, indicada para quem quer tomar um tranqüilo banho de mar, sem as areias congestionadas de Atalaia, mas sem se afastar da cidade.

Praia dos Náufragos - Recebe este nome por ter sido o local onde, durante a Segunda Guerra, navios bombardeados na costa de Recife alcançavam com suas últimas forças. Os corpos dos marinheiros feridos foram encontrados neste lugar, batizado em memória do fato. Sem pedras, tem o mar agitado, mas permite o banho sem preocupação com afogamentos. Ótima para jogar futebol devido às areias endurecidas.

Praia do Robalo - O local mais badalado da orla de Aracaju, ideal para ver e ser visto. Freqüentado por pessoas de maior poder aquisitivo, tem variadas opções de barracas e restaurantes, que superlotam no fim de semana. Lá, o destaque vai para o restaurante Parati, ponto obrigatório para quem visita o local e gosta de conforto e cardápio variado.

Mosqueiro - Última praia antes da foz do rio Vaza-Barris. A distância da cidade e a tranqüilidade são ideais para quem deseja surfar ou simplesmente ir à praia sem ser incomodado. Na vila de pescadores, há opções de passeios rio adentro, como a Croa do Goré, ou o início da rota até Mangue Seco (BA), muito solicitado por turistas de todo o Brasil.

Nenhum comentário: