quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Arcos, cidade das Minas Gerais

Cidade de Arcos
:: História

A história arcoense teve início já em 1769. Naquele ano, o coronel Inácio Corrêa Pamplona recebeu a missão de penetrar e colonizar o território mineiro investindo em incursões guerreiras contra quilombos e índios. Desbravadas as terras mineiras, o território foi dividido em partes chamadas “sesmarias”, que foram distribuídas entre nobres da época. Em 1800 esses terrenos começaram a ser vendidos e foi nesse contexto que Arcos começou a ser ocupada efetivamente.

:: Origem do Nome

São várias as explicações para o nome da cidade, mas a mais aceita se relaciona à teoria de que arcos de barris foram deixados por tropeiros à margem do córrego que corta o município para indicar o rumo da estrada boiadeira que seguia para o sertão da “Farinha Podre”, hoje Triângulo Mineiro. As comitivas de bandeirantes que passavam pela região tinham como referência da localidade o córrego onde os arcos eram depositados. Aos poucos, o local passou a ser chamado de “Córrego dos Arcos”, nome pelo qual é conhecido até hoje.
Entretanto, a cidade só foi batizada de “Arcos” em 1833. Até então, era conhecida como “São Julião”. Esse nome pertence agora a uma comunidade rural do município onde um dos maiores patrimônios da cidade está localizado, a Capela de São Julião.

:: Emancipação

Até o início do século XX Arcos pertencia à cidade de Formiga juntamente com os distritos São João do Glória, Abadia do Porto, Estiva, Aterrado e Bambuí. Somente em 17 de dezembro de 1938 o município foi emancipado. O então distrito de Porto Real (hoje Iguatama) passou a pertencer a Arcos, mas emancipou-se em 1943.


:: Curiosidades

- As primeiras residências arcoenses foram construídas às margens do Córrego dos Arcos, onde hoje se situa o bairro Niterói;

- Reza uma lenda que na década de 40 Getúlio Vargas teria passado pelo município quando se dirigia à cidade de Cruzeiro, em São Paulo. O nome da cidade teria lhe chamado a atenção e o então presidente se dirigiu a um funcionário da estação ferroviária questionando: “Qual a origem deste condado?”;

- Uma segunda versão para o nome da cidade afirma que o termo “Arcos” teria origem em Açores, Portugal, onde seria bastante comum. Registros históricos apontam que, em Minas, a população com origem açoriana se mostrou mais acentuada nas cidades de Arcos, Iguatama, Pains e Formiga.

:: População

Localizada no centro-oeste mineiro, Arcos é considerada a “Capital do Calcário”. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade conta atualmente com aproximadamente 36 mil habitantes, número que aponta um índice de crescimento populacional superior a 50% em comparação aos números registrados em 1970, quando a população municipal era de 16.962 habitantes. Do total de moradores da cidade, 90% reside na zona urbana.
Quanto à distribuição por ocupação em setores econômicos, a maioria dos trabalhadores arcoenses (39%) se dedica à área de prestação de serviços enquanto uma outra fatia de 30% compõe o setor industrial. Os demais se concentram nos setores de comércio de mercadorias, agropecuário, extração vegetal e pesca.

A população do município de Arcos, de acordo com o último censo realizado pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgado em 1º de dezembro de 2010, apresenta os seguintes dados:
População masculina: 18.208 habitantes - 49,77%,
População feminina: 18.374 habitantes - 50,23%,
Total das populações por gênero: 36.582 habitantes - 100,00%.
Zona urbana: 33.238 habitantes - 92,84%,
Zona rural: 3.344 habitantes - 7,16%,
Total da população do município: 36.582 habitantes - 100,00%.
Fonte: Dados oficiais do Censo IBGE 2010



:: Turismo
A cidade é privilegiada por estar situada numa das regiões com as maiores reservas de calcário do mundo. Sendo assim, é possível desfrutar das belezas que a própria natureza proporciona aos moradores e turistas da cidade. Nas reservas, estas situadas a poucos quilômetros da cidade, pode-se ter acesso à várias grutas, fazer rapel nos paredões de calcário, conhecer as pinturas rupestres, bem como poder apreciar a própria paisagem que o local oferece. Além das reservas, outros lugares interessantes à serem visitados são: " A Usina Velha", a Casa de Cultura, Museu Histórico da Companhia Siderúrgica Nacional e o Poliesportivo da cidade.


:: Economia

A economia arcoense é fator que merece destaque na listagem de trunfos do município apresentando resultados positivos em todos os levantamentos realizados. Cabe destacar que em 2000, por exemplo, o PIB (Produto Interno Bruto) da cidade 2000 cresceu mais do que o PIB de Minas Gerais. Naquele ano o índice arcoense foi de 44% em contrapartida aos l6% do Estado.

:: Como chegar

Localizada no Centro-Oeste mineiro, Arcos é município limítrofe de Japaraíba, Iguatama, Pains, Córrego Fundo, Formiga, Santo Antônio do Monte e Luz.
A 210 km da capital, Belo Horizonte, a cidade se situa às margens da BR-354, no eixo de ligação rodoviária das principais rodovias federais do país, como BR-262, BR-040, BR-381(Fernão Dias) e MG-050.
Igreja Matriz Nª Srª do Carmo - Arcos/MG (Fotografia de Aender Mendes)
Arcos - Informações Retiradas do Site Oficial da Prefeitura de Arcos - www.arcos.mg.gov.br

Nenhum comentário: