sábado, 22 de setembro de 2012

Ponta Verde, uma praia badalada de Maceió.


Considerada uma das melhores praias urbanas da cidade, Ponta Verde é uma das praias urbanas de Maceió. Suas águas são claras e muito calmas, boas para esportes como mergulho e o windsurf. Coqueirais, barracas - destaque para a charmosa Lopana - e calçadão atraem também aqueles que querem apenas curtir o alto-astral da badalada orla.


É em Ponta Verde que se encontram a grande maioria dos hotéis da cidade, além de ótimos restaurantes e bares que garantem o clima agitado de festa.

Na praia existiu um dos pontos turísticos mais cantados, versados e contados de Maceió, o Gogó da Ema, um coqueiro que nasceu torto à beira-mar e tinha a forma do pescoço de uma ema, derrubado pelo avanço do mar na década de 1960. Era o local dos encontros entre namorados nas décadas de 1950 e 1960. De lá se observa, quando da lua cheia, um espetáculo visual dos mais encantadores. Hoje no local existe um clube, o Alagoas Iate Clube, ponto de divisão entre as praias da Ponta Verde e dos Sete Coqueiros.


Até meados do século XX, o bairro da Ponta Verde era um dos mais remotos da cidade, por pertencer à parte baixa dela, no nível do mar, enquanto a parte alta era a mais povoada. A partir dos anos 1970, houve um intenso investimento privado e público na parte baixa. Avenidas, ruas, casas de luxo, edifícios e hotéis migraram para a área, além de toda a elite econômica de Maceió, transformando-o no bairro mais nobre e um dos mais densos da cidade. Hoje no bairro quase não se acha mais casas por causa do maciço investimento de construtoras para a construção de novos edifícios, fazendo com que a área seja atualmente supervalorizada e visada por brasileiros que buscam uma vida calma e com grande qualidade de vida.

Nenhum comentário: