quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Praga, a cidade das colinas. Uma das mais belas cidades do planeta

PRAGA – CIDADE DAS COLINAS – desde a Idade Média Praga é famosa e considerada uma das mais belas cidades do planeta. Recebeu ao longo dos anos vários adjetivos: “Cidade Dourada”, “das Mil Flechas” nos monumentos e igrejas, “Coroa do Mundo” . A beleza única de Praga também se deve ao seu entorno: como Roma, construída sobre 7 colinas, Praga foi além: usou 9 colinas ao longo do rio Vltava, que atravessa seus caminhos por 31 quilômetros, formando a unidade da cidade.

Os encantos e mistérios que só Praga tem

Se você sonha visitar a Europa, ou mesmo se já visitou os países mais tradicionais do Velho Mundo, tais como França, Alemanha, Inglaterra, Suíça entre outros mais conhecidos e famosos pelo turismo, uma boa opção é desvendar os mistérios e encantos que Praga, a capital da República Checa, reserva para os turistas que a cada ano lotam os hotéis da maior cidade daquele país.


Localizada na margem do Rio Vltava, Praga é conhecida como “cidade das cem cúpulas”, por causa da abundância de torres e miradouros. Atualmente, são aproximadamente 500 torres e miradouros na cidade. Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, famosa pelo extenso patrimônio arquitetônico e rica vida cultural. Importante também como núcleo de transportes e comunicações, é o principal centro econômico e industrial da República Checa. Situada na Boêmia Central, a cidade de Praga localiza-se sobre colinas, em ambas as margens do Rio Vltava, pouco antes de sua confluência com o Rio Elba. O curso sinuoso do rio através da cidade, cheia de belas e antigas pontes, contrasta com a presença imponente do grande Castelo de Praga, em Hradcany, que domina a capital na margem esquerda do Vltava. A superfície ondulada concede à Praga uma beleza singular e um panorama impressionante. As colinas praguenses oferecem infinidade de vistas magníficas. O leito do Rio Vltava, atravessando Praga, mede 31 km, com largura máxima de 330 m. O Vltava envolve as ilhas e os meandros com cantos românticos. A capital tem uma área de 496 km² e uma população de 1 milhão e 300 mil habitantes.

Praga é famosa por ser um dos grandes centros culturais europeus, ligado a nomes como os compositores Antonín Dvorák e Bedrich Smetana e os escritores Franz Kafka, Rainer Maria Rilke e Jaroslav Hašek. É o centro editorial do país e possui diversas instituições de ensino superior. A mais famosa é a Universidade de Carlos, fundada no Século XIV, sendo também a mais antiga da Europa Central. Merece também destaque a Universidade Técnica de Praga, fundada no século XVIII.

A capital checa também possui escolas de Economia, Artes, Música, Cinema e Dança. Na cidade existe um grande número de bibliotecas e teatros. Entre seus museus se destaca o Museu Nacional, de 1818, e os museus técnico, judaico, etnográfico e de literatura. Uma preciosa coleção do Rei Rodolfo II é conservada na Galeria de Arte do Castelo de Praga.

A cidade possui um dos mais belos e conservados patrimônios arquitetônicos da Europa. Isso se deve principalmente ao fato de ela ter sofrido relativamente poucos danos durante as duas guerras mundiais. Monumentos, igrejas, ruas estreitas e prédios históricos contrastam com as modernas edificações da cidade. Uma das construções mais importantes é o castelo na colina Hradcany, fundado no Século XVII, que atualmente serve como a residência presidencial e onde antigamente habitavam os reis da Boêmia.

Para quem vem de outras cidades europeias, a forma mais prática e barata de chegar a Praga é de trem. Suas principais estações, Hlavni Nádrazi e Holesovice, são bem centrais. De avião, a chegada é no Aeroporto Ruzyné, a 15 km de distância e que oferece transporte até o centro com confortáveis ônibus da linha Letiste Praha, com saídas a cada 30 minutos.

Se você se interessou em conhecer este magnífico roteiro, reserve pelo menos três dias para desbravar tudo o que Praga tem a oferecer. Além de museus e construções históricas, a capital checa também tem badalados points e ótimos restaurantes com o melhor da cozinha europeia. Pesquise mais e faça um roteiro de acordo com seu gosto. Procure já seu agente de viagens e planeje suas próximas férias.

Nenhum comentário: