sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Quebec, no Canadá, uma das mais antigas cidades construídas por europeus na América do Norte

A cidade de Quebec (Ville de Québec  em francês) é a capital da província do Quebec, sendo ainda a mais antiga cidade do Canadá. Quebec tem cerca de 508 mil habitantes, com aproximadamente 690 mil habitantes vivendo na zona metropolitana da cidade. 

A região central de Quebec está dividida em duas partes: a Alta cidade (haute-ville) e a Baixa cidade (basse-ville), separadas por uma elevada colina e conectadas por elevador e escadarias. A região mais antiga da cidade caracteriza-se pela presença do imponente hotel Château Frontenac, cercado por ruas estreitas com calçamento de pedras.

A  economia da cidade está baseada no turismo e indústria de manufaturas. A cidade conta com mais de 500 companhias de manufaturação, que empregam cerca de 20 mil trabalhadores.  

O sistema público de educação da cidade de Quebec é bilíngue, ou seja, possui escolas que ensinam primariamente em francês (que compõem a grande maioria do sistema escolar da cidade), ou inglês. Quebec possui duas universidades: Universidade Laval e a Universidade do Quebec.


Nas quatro estações do ano, o Quebec é um destino sem igual no continente. Único por seus grandes espaços preservados, sua história e sua cultura, ele possui um dinamismo e uma criatividade intensos que tornam ainda mais cativante sua personalidade.


Fundada em 1608 pelo francês Samuel de Champlain, Quebec é uma das mais antigas cidades construídas por europeus na América do Norte e continua a ser a capital da cultura francesa no continente. Cerca de 95% da população da cidade tem o francês como língua materna e todos se orgulham muito desta herança. Aqui é muito mais comum ver a flor de lis do que a tradicional folha de bordo (maple) da bandeira canadense. A Quebec histórica, ou Vieux-Québec, é a principal atração da cidade. Rodeada por uma muralha, a velha Quebec se encaixaria com facilidade em qualquer região da Europa. As ruas são de paralelepípedo e as construções, muitas dos séculos 17 e 18, são todas de pedra. Assim como Salvador, a antiga Quebec tem dois níveis – Haute Ville (cidade alta) e Basse Ville (cidade baixa) – conectados por um funicular.

Tomando o velho centro como ponto de partida, é fácil visitar as principais atrações da cidade a pé. Não deixe de passar pelo Chatêau Frontenac, luxuosíssimo hotel do século 19 que imita um castelo. Com uma bela vista para o rio São Lourenço, ele é o tradicional cartão postal da cidade. Vale a pena conferir também: a Citadellle, maior fortaleza britânica da América do Norte, o prédio do parlamento da província, e o histórico Quartier Petit Champlain, com suas dezenas de butiques, cafés, bistrôs e ateliês de artistas.Quebec é também conhecida por seu Carnaval. Essa festa popular atrai cerca de um milhão de farristas durante 17 dias de festa. Mas aos brasileiros é preciso um aviso: trata-se de um carnaval de inverno. Fevereiro em Quebec significa temperaturas que podem chegar a menos de 20 graus negativos. E qual o remédio encontrado pelos locais para sair na rua e dançar com todo esse frio? Beber muito, claro!



Existe uma frase muito usada por aqui, para definir o que é esta cidade: Quebec, une histoire d´amour, e talvez seja mesmo a melhor forma de definir este lugar. Em Quebec tudo parece ser feito como numa história de muito amor.

Situada ao nordeste do Canadá, na região também chamada de Quebec, onde a influência e língua francesas predominam, esta é uma cidade fria, mas que aprendeu a driblar o gelo do dia a dia com diversas atividades culturais. É uma localidade tipicamente Européia, com ruazinhas estreitas e sinuosas, antigas casas e  igrejas construídas com pedras, telhados de cobre esverdeado e uma arquitetura de bom gosto, que nos trazem a impressão de estar passeando em algum país do velho continente.

A principal construção da cidade, que aparece tanto nesta duas primeiras fotos é do Chateau  Frontenac. Este prédio, praticamente um castelo, aparece em quase todas as fotos turísticas de Quebec. É um prédio belíssimo, e que já faz parte da história e das tradições da cidade. Aqui era o centro administrativo e militar da Nova França, na época da conquista do Canadá. Como ele está situado no alto de uma encosta, junto ao Terrasse Dufferin, a vista daqui é privilegiada, e este é um dos melhores pontos para se apreciar a cidade, a bacia do rio Saint Laurent e o estuário do rio Saint Charles. Além de tudo, o Chateau  Frontenac é um dos melhores hotéis de Quebec, e quem não se importar de pagar um pouco mais pode se hospedar aqui mesmo.



Atrações turísticas em Québec

• Château Frontenac • Jardin Botanique • Biodome •
• Jardin Botanique • Citadelle Musée de Beaux-Arts • Île de Orléans

Na Provincia de Quebec, conhecida como la Belle Province, dona de um charme especial, ficam Quebec e Montreal, onde o idioma francês é dominante. Porém, quase todos entendem e falam um pouco de inglês também.

A Velha Québec ao anoitecer

Quebec é completamente diferente das grandes cidades de língua inglesa. Menor e cercada por muralhas (a única na América do Norte!), com recantos que lembram um pouco Paris, tem até mesmo um castelo, o Château Frontenac, construído no final do século XIX.
A cidade não é muito grande e pode ser percorrida a pé ou admirada em um passeio de barco pelo rio São Lourenço, que nesse trecho recebe até navios de grande calado.
Transatlantico no Porto de Quebec despejando turistas na bela cidade

A Velha Quebec, cercada por muros, foi construída na parte alta. É lá que ficam o Château Frontenac, transformado em hotel, e a Citadelle, com diversas ruas pitorescas e construções bem antigas, além de diversos museus. Do alto tem-se uma bela vista da cidade e do rio São Lourenço. Québec é dotada de um eficiente sistema de metrô e de uma verdadeira cidade subterrânea, formada por corredores que interligam os edifícios do centro, é possível ir de um canto a outro sem expor o nariz ao frio. O bairro mais antigo e agradável para passeios é o Vieux Montreal. Próximo ao velho porto, na Place Jacques Cartier e suas redondezas, estão o Museu de Belas Artes, a enorme basílica de Notre Dame, do século XIX, e o Museu de Arqueologia e História Pointe-a-Callière. Outras atrações de Montreal são o Jardim Botânico e o Biodôme (instalado na Cidade Olímpica, local em que se realizaram os jogos de 1976), que reúne ecossistemas do continente americano, com flora e fauna típicas de cada um. Ainda na Belle Province, na ilha de Orleans, no rio São Lourenço, há fazendas e casas dos séculos XVIII e XIX.


Château Frontenac

Quebec é uma cidade com muito verde. O parque Champs de Bataille é um de seus lugares mais agradáveis, com gramados, colinas e arvoredos que, no outono, assumem belíssimos tons.
Na Cidade Baixa, do lado de fora das muralhas, ficam o Musée de la Civilisation, que mostra Quebec no período colonial, e o Musée du Quebec, museu de arte. A Place Royale, junto ao rio São Lourenço, uma das mais típicas da Cidade Baixa, data do século XVII, quando ali funcionava um mercado. Hoje é um centro de atividades artísticas.
Na província de Quebec há ainda pequenas cidades charmosas, com um ar francês, como St. Jean-Port-Joli, povoado bastante simpático com construções antigas.

Montreal, cidade bilíngüe, de ar europeu, tem construções do século XVIII - época da colonização - ao lado de modernos edifícios de arrojada arquitetura.

Seu nome deriva da colina central, chamada Mont Royal, onde fica o parque de mesmo nome. Do alto tem-se uma bela vista da cidade e do rio São Lourenço. Como Montreal é dotada de um eficiente sistema de metrô e de uma verdadeira cidade subterrânea, formada por corredores que interligam os edifícios do centro, é possível ir de um canto a outro sem expor o nariz ao frio

O bairro mais antigo e agradável para passeios é o Vieux Montreal. Próximo do velho porto, na Place Jacques Cartier e suas redondezas estão o Museu de Belas Artes, a enorme basílica de Notre Dame, do século XIX, e o Museu de Arqueologia e História Pointe-a-Callière.


Ao fundo a basílica de Notre Dame

Jardim Botânico e Biodôme - Outras atrações de Montreal são o Jardim Botânico e o Biodôme (instalado na Cidade Olímpica, local em que se realizaram os jogos de 1976), que reúne ecossistemas do continente americano, com flora e fauna típicas de cada um.

ilha de Orleans Ainda na Belle Province, na ilha de Orleans, no rio São Lourenço, há fazendas e casas dos séculos XVIII e XIX. No outono, em toda a província, os parques oferecem um espetáculo de cores, com os tons avermelhados das árvores.

Posto oficial de turismo - informações turísticas em Montreal: Tourisme Montreal 1555 rue Peel, Bureau 600 Montreal, Canada

Posto oficial de turismo - informações turísticas em Québec 1000 Boulevard René-Lévesque E, Québec

Nenhum comentário: