sábado, 15 de dezembro de 2012

Islândia. Algumas informações interessantes

Reykjavik, a capital da Islândia

1.   A Islândia é um país nórdico insular europeu situado no Oceano Atlântico Norte, conhecido como a Terra do Fogo e do Gelo.

2.    Sua capital e maior cidade é Reiquiavique, cuja área metropolitana abriga cerca de dois terços da população nacional.

3.   A Islândia é 18ª maior ilha do mundo em tamanho e a segunda maior ilha da Europa - atrás somente da Grã-Bretanha.

4.   O vulcão que está jogando a cinza que impede os aviões de voar se chama EYJAFJLLAJOKULL. A última erupção deste vulcão ocorreu em dezembro de 1821 e só terminou em janeiro de 1823 .


5.   A economia islandesa se baseia fundamentalmente na pesca e disputa com a Dinamarca a condição de terceiro maior produtor europeu de pescado.

6.   Na Islândia as diferenças de temperatura entre as massas geladas e o calor dos vulcões criam diversos fenómenos naturais. As rochas exalam vapores vulcânicos que esculpem cavernas ou transformam águas geladas em ilhas de água morna no meio do gelo.

7.   Foi o primeiro país do mundo a eleger uma mulher para a presidência.

8.   A grande maioria dos universitários do país são mulheres.


9.   88% da população maior de 14 anos está conectada à Internet.

10. Existem numerosas piscinas geotermais onde os islandeses encontram-se para longas conversas como se estivessem em lanchonetes.

11. A população islandesa acredita em elfos, duendes e dezenas de outras criaturas mágicas.

12. No Natal, recebem a visita de 13 Papais Noel. Na verdade, eles são chamados de Yule Lads e cada um tem uma característica diferente.

13. Às sextas e sábados a diversão nas principais cidades é o rúntur, ou seja, a ronda dos bares. Os festivos islandeses bebem muito.

14. A culinária da Islândia está baseada no peixe, na carne de carneiro, e nos produtos lácteos, podendo ser notada uma influência norueguesa.

15. O prato típico nacional chama-se Þorramatur e é constituído de vários pratos diferentes, entre eles o tubarão podre e os testículos de ovelhas curados.
Publicado em: 25 maio, 2011

16. A Islândia é o país com homens bem dotados. Segundo pesquisa homens islandeses têm o pênis com média de 16,51 com
A Islândia tem nada menos que 130 vulcões encravados nas geleiras. Em média, 20 estão permanentemente em erupção, cuspindo lava e fogo, enchendo o céu de fumaça e cobrindo a terra de sombras.

O nome Islândia significa algo como “Terra do Gelo”. À propósito, o nome do país em inglês é Iceland.

O povo islandês possui origem nórdica, a mesma dos suecos, dinamarqueses e noruegues. Aliás, contam que os primeiros colonizadores partiram justamente da atual Noruega.

A Islândia é uma ilha assentada sob uma cordilheira no Oceano Atlântico. Tal cordilheira (que é por muitos chamada de Dorsal Atlântica) divide as placas tectônicas que separam Europa e América do Norte e faz da Islândia um dos locais de maior atividade geológica do mundo.

Apesar de pertencer oficialmente a Europa, a Islândia se localiza numa região próxima da América do Norte.

A população islandesa é de 320.000 habitantes, mais ou menos a população da pequena cidade paulista de São Caetano do Sul. Detalhe: metade dos islandeses vivem na capital Reikjavik (ou Reiquiavique).

Quase 100% da energia elétrica produzida pelo país provém de fontes renováveis.

Existe uma rodovia chamada Perimetral, que circunda toda a ilha da Islândia.

Se há algo que chama a atenção na paisagem islandesa é a ausência de árvores. Isso mesmo: a Islândia possuiu pouquíssimas árvores e praticamente nenhuma floresta. As árvores foram derrubadas pelos colonizadores vikings para obter lenha.

Os verões são extremamente curtos, começando em junho e terminando em meados de agosto. A temperatura média durante um dia de verão é de 15º C. Quanto aos invernos…

Os invernos islandeses são “menos congelantes” do que o de outras localidades na mesma latitude. O clima oceânico da ilha faz com que as temperaturas dificilmente fique muito abaixo de zero nos meses mais frios do ano.

Reikjavik é a capital mais setentrional (mais ao Norte) do mundo.

Os islandeses tem o hábito (um pouco estranho para nós) de deixar os bebês do lado de fora dos cafés e restaurantes. A impressão dos desavisados turistas é de que as crianças foram abandonadas.

Você já reparou que a bandeira da Islândia (imagem acima) é parecida com a dos demais países nórdicos?

A erupção do vulcão Eyjafjallajoekull (na verdade, um vulcão localizado numa geleira) paralisou todo o tráfego aéreo europeu em 2010. O receio é de que a poeira gerada pela erupção afetasse a turbina das aeronaves, aumentando o risco de desastres aéreos.

A islândia foi o primeiro país do mundo a ter uma chefe de governo declaradamente homossexual, a primeira-ministra Jóhanna Siguroardóttir.
A cidade islandesa de Grenivik.
O prato nacional islandês é o porramatur. Na verdade, o porramatur não é exatamente um prato mas um conjunto de pratos típicos do país, que incluí pão de centeio, carne de tubarão fermentada (é isso mesmo que você pensou: carne podre), peixe seco, carne de foca, cabeça de ovelha, testículos de ovelha, salsicha de fígado de ovelha e sangue de ovelha.

Quer aprender a falar a língua local? Então, vamos começar por algumas atrações turísticas. Decore os nomes: Hvalfjördur (um centro pesqueiro islandês), Snaefellsjökull (uma das maiores geleiras do país), Vatnajökull (outra geleira famosa), Fjallabak (importante reserva florestal), Pingvallakirskja (famosa igreja local), Reikjavik (capital do país).


A Islândia foi colonizada por povos nórdicos no século 9. O primeiro colono permanente foi Ingólfur Arnarson, um viking norueguês que fez a sua casa, onde agora é Reykjavík. Os islandeses ainda falam uma variação desta língua nórdica antiga, embora o islandês moderno tenha sofrido mudanças na pronúncia e no vocabulário. A grande maioria dos falantes do islandês — cerca de 320.000 — mora na Islândia, com milhares outros na Dinamarca, EUA e Canadá.

Filho ou filha: A Islândia é a única a defender a tradição nórdica do uso de patronímicos, em vez de sobrenomes. O primeiro nome islandês é seguido pelo nome do pai e o sufixo -son ou -dóttir, por exemplo, Guðrún Pétursdóttir (Guðrún, filha de Pétur). Primeiros nomes que não tenham sido utilizadas na Islândia antes devem ser aprovados pelo Comitê de Nomeação Islandês, antes de ser usado.

Nenhum comentário: