domingo, 16 de dezembro de 2012

Samoa Americana. Um isolado paraíso do Pacífico Sul


Samoa Americana
Localizado no sudoeste do Oceano Pacífico, a meio caminho entre o Havaí e a Nova Zelândia, o arquipélago samoano tem sido habitado por mais de três milênios — mas os europeus só o "descobriram" no século XVIII. No final do século XIX, a Samoa foi dividida, e os Estados Unidos absorveram a parte oriental. A Samoa Americana é um território, não um Estado, constituído por cinco ilhas (Tutuila, Anu'u, Ofu, Olosega e Ta'ū) e dois atóis de coral (Rose e Ilhas Swains); a capital é Pago Pago.


Compõem o arquipélago de Samoa 16 ilhas dispostas sobre o azul do Pacífico, 4200 quilômetros distantes das praias do Havaí e 2900 quilômetros além da costa da Nova Zelândia. Essas ilhas longínquas e suas orlas de coral são o topo de uma cadeia de vulcões que se ergueram do leito oceânico, jorrando lava à medida que as placas da crosta terrestre se deslocavam. Diz uma crença samoana que o mundo começou aqui: a partir de uma pedra, o criador Tagaloalagui fez surgir o céu, a terra e o mar. Depois o mesmo deus polinésio criou o primeiro ser humano.

As lendas ilustram bem o passado cercado de mistérios, os tempos a que remontaria a origem dos ilhéus. Os elos lingüísticos e os artefatos arqueológicos já encontrados sugerem que a primeira cultura polinésia pode ter se desenvolvido aqui, cerca de 3 mil anos atrás. Nos séculos seguintes, navegadores, viajando em barcos de quilha dupla carregados de porcos, cães e frutas, difundiram essa cultura pelo Pacífico, colonizando locais distantes como o Havaí e a ilha de Páscoa.

Os estrangeiros começaram a chegar – e ficar – na segunda metade do século 19, época em que algumas ilhas a oeste do arquipélago caíram sob domínio de colonizadores alemães e, depois, de neozelandeses. Em 1962 essas primeiras ilhas ocupadas se tornaram uma nação independente, a Samoa Ocidental, hoje conhecida apenas como Samoa. Já os Estados Unidos tomaram posse da metade oriental do arquipélago em 1900. A maior ilha desse trecho é Tutuila – a Marinha americana manteve ali uma base, no porto de Pago-Pago, até 1951. Cem quilômetros de mar separam Tutuila de Ofu, Olosega e Ta‘¯u, três ilhas conhecidas em conjunto como Manu‘a. Por muito tempo, Manu‘a foi um poderoso reino independente. E também é considerado o local do nascimento da Polinésia, de acordo com o folclore samoano.

Tutuila e Manu‘a formam a Samoa Americana, onde vivem hoje cerca de 64 mil pessoas. Um território que tem suas próprias leis, um governador eleito e um representante no Congresso americano.

Você sabia que um passaporte dos EUA pode levá-lo a esse isolado paraíso do Pacífico Sul, mesmo sem sair do território dos EUA? Do continente EUA, Samoa Americana é uma jornada maior que ao Havaí, mas as recompensas pela distância para o visitante é a mais deslumbrante beleza, intocada do Pacífico

A partir do EUA, voos saem a partir de Honolulu a Pago Pago em adorável Tutuila , com cachoeiras, vilas de pescadores e praias espetaculares próximas. Mas avançar com um vôo rápido na Air Inter Ilha para a pequena perto  Manua Ilhas de Tau e Ofu, com brilhantes, palmeiras praias de areia branca flanqueadas por tubarão-dente em forma de montanhas. A melhor época para visitar é o Dia da Bandeira, 17 de abril, quando há abundância de atividades. Este pode ser o território dos EUA, mas é a mais pura alguns dos Polinésia você vai encontrar em qualquer lugar.
É simples, mas o familiar Vaoto Lodge você pode obter mergulho minutos de chegada.
Ofu Island, Samoa Americana

Nenhum comentário: