domingo, 6 de janeiro de 2013

Pamukkale, na Turquia. A montanha de piscinas quentes


Parece um castelo de algodão, daqueles dos contos de fadas, mas olhando com atenção percebe-se que são na verdade montanhas com lagoas - uma das belezas únicas da Turquia. A cidade de Denizli é mundialmente famosa por ter uma das mais impressionantes piscinas naturais do mundo. A Pamukkale (Pamuk, algodão e Kale, fortaleza em turco) é uma série de lagos em que a água brota do alto de um monte de 100 metros de altura, a 35 °C. O transbordamento causa pequenas estalactites cor creme nas bordas, criando uma vista de tirar o fôlego. 

Nem o frio do inverno espanta os turistas que vêm do mundo inteiro: em épocas de baixa temperatura e até de neve, as piscinas se mantêm quentes, tornando-se até um refúgio caloroso para quem está por lá. Historicamente, acreditava-se que esses lagos turcos tinham poderes milagrosos. Sua água é bastante eficaz no tratamento para doenças como reumatismo, pressão alta, desordem intestinal e alguns problemas cardíacos.

Pamukkale está no sudoeste da Turquia, distante 650 km ao sul de Istambul e 230 km ao leste de Izmir. A maior cidade ali nas redondezas é Denizli, há 75 km, onde pode-se chegar de avião ou ônibus. É bem provável que a grande distância entre centros maiores tenha sido a responsável por preservar Pamukkale, que apesar de receber turistas há séculos, tem-se mantido praticamente intacta. Algumas intervenções foram tomadas visando a continuidade do patrimônio, dentre elas a proibição às piscinas em cascata - que à propósito, tem o acesso super perigoso. Em substituição à estas, foram construídas piscinas - muito bem inseridas no contexto, que gozam da mesma água corrente e paisagem das demais.

Ao longo de sua história, Pamukkale sempre recebeu a visita de ilustres personagens, como Cleópatra, Júlio César e diversos outros imperadores romanos, que buscavam descanso e bem estar na principal estância termal da região.

Pamukkale é vizinha de Hierápolis, uma cidade romana linda (confira no próximo post) e para conhecer ambas, existem passeios saindo de Izmir, Kusadasi e Konya. Não é necessário pernoitar nas cidades vizinhas, pois dá para fazer um passeio bate-e-volta (3 horas de estrada para ida e + 3 para a volta) ou então, se estiver à caminho da Capadócia, fazer um pit stop ali.
Não esqueça roupa de banho, óculos de sol, chapéu, passe muito protetor e tome bastante água!
A temperatura de 35 °C se mantém durante o ano todo



As águas quentes têm também várias funções terapêuticas

Nenhum comentário: