terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Monte na Turquia revela cemitério com tumbas esculpidas na rocha

Antiga cidade de Mira, no centro do distrito de Demre e arredores, foi construída em uma planície do mesmo nome. O mar estava ligado à cidade por um canal construído pelo oeste do rio Miros (hoje chamado de Rio Demre). A porta de Andriake (Çayağzı) na outra extremidade do canal foi o centro de acesso ao mar a ao comércio. A antiga cidade de Myra é famosa por suas tumbas cortadas na rocha, por seu teatro romano e pela Igreja de São Nicolau (Papai Noel ou Santa Claus) que remonta ao período bizantino.
Hoje em dia, estamos acostumados a ver projetos com arquitetura impressionante, como um hotel com pista de esqui, um estádio no deserto e um prédio com mais de um quilômetro de altura. Mas estas tumbas na Turquia foram cavadas em uma rocha há 6 mil anos, muito antes dos aparatos tecnológicos que temos hoje, e resistiram quase intactas ao passar do tempo. As construções ficam na antiga cidade de Myra, na região da Antália.

Há vestígios da cidade desde o século 5 a.C., mas as tumbas foram cavadas por volta do século 4 a.C. Em 1840, quando as ruínas foram descobertas, elas ainda mantinham a pintura com cores vivas, como vermelho, amarelo e azul. Os túmulos eram construídos como as casas da época, com colunas e desenhos em relevo, com a diferença de que, neste caso, eram retratadas imagens fúnebres.

As ruínas tem cerca de 6 mil anos
A construção resistiu ao tempo

Os túmulos eram construidos como as casas da época




Papai Noel

São Nicolau, conhecido em todo o mundo como Papai Noel, nasceu na cidade de Patara, na Lícia antiga, uma importante cidade na costa mediterrânea da Turquia. Cerca de 300 dC, durante uma época próspera para Patara, um rico comerciante de trigo teve um filho e chamou-lhe Nicolau. Seu nascimento foi aceito como um presente dos céus, o fruto das orações e votos de seus pais e um salvador para as pessoas pobres. Acredita-se que ele realizou milagres, quando ainda homem jovem. De acordo com uma lenda, São Nicolau ficou preso sob os escombros de uma antiga igreja e sobreviveu, enquanto sua mãe estava chorando e chamando por ele. Após a morte do pai de Nicolau ele herdou uma grande propriedade, que decidiu usar para ajudar os pobres. Ao mesmo tempo, um dos homens mais ricos de Patara caiu na pobreza, de tal forma que ele não tinha o mesmo meio para reunir dotes para suas filhas. Ele se sentiu tão desesperado que ele mesmo considerou vender suas filhas, quando Nicolau decidiu ajudá-los. Uma noite, ele entrou na casa deles, secretamente, a fim de manter o anonimato e também para poupar a honra da família. Enquanto a família estava dormindo, ele jogou pela janela aberta da filha mais velha, um saco de ouro, o suficiente para cobrir seu dote. Pela manhã, a filha ficou muito feliz ao encontrar o ouro que iria salvá-la dessa situação desesperadora.

Mais tarde, Nicolau também decidiu ajudar as duas filhas mais novas, mas como as janelas estavam fechadas, ele deixou cair o dinheiro para elas em um saco pela chaminé. Assim começou a lenda do Papai Noel distribuindo presentes no Natal. Esta história também explica por que ele é mostrado em imagens e representações iconográficas tendo três bolas de ouro. Outra história da vida de São Nicolau é a seguinte: Nicolau fez uma peregrinação a Jerusalém. No caminho de volta, ele salvou um navio afundando. Milagrosamente, ele também trouxe um marinheiro afogado de volta à vida. A partir de então, São Nicolau foi conhecido como o santo padroeiro dos marinheiros. Depois de alguns anos, Nicolau deixou sua casa de Patara e mudou-se para a vizinha cidade de Mira. Na época, o bispo de Myra havia falecido e não se chegou a acordo sobre o seu sucessor. Por fim, os moradores da cidade decidiram que a próxima pessoa a entrar na igreja local se tornaria seu próximo bispo. O primeiro a entrar foi Nicolau, e assim ele assumiu a vocação clerical. Seus milagres continuaram em Mira, incluindo um incidente em que ele salvou a vida de três generais. Outra história é a seguinte: em certo ano Myra experimentou uma grande fome. Uma frota carregando milho de Alexandria para Bizâncio parou no porto de Myra de Andriake. Nicolau correu para o porto e exigiu que cada navio desse-lhe uma certa parte do seu milho. Quando os marinheiros retornaram para Bizâncio, eles ficaram chocados ao descobrir que todo o milho que tinham dado, involuntariamente estava de volta onde haviam deixado. Muitos cristãos de sua época, assim como Nicolau foram presos por um tempo pelos Imperadores Diocleciano e Licínio, por conta de sua fé. Em 325, Nicolau participou de uma reunião do Concílio realizado para resolver uma série de disputas teológicas dentro do cristianismo, na sua qualidade de bispo de Myra. Um clérigo chamado Boaventura afirmou que em seu caminho para o Concílio, Nicolau trouxe de volta à vida três filhos que foram mortos e estavam prestes a ser comidos. Diz a lenda que Nicolau, que também é conhecido como o santo padroeiro dos estudantes, acredita-se que faleceu com a idade de 65 anos em 6 de Dezembro, 343. Os cidadãos de Mira construíram uma igreja para honrar a sua santidade e sepultaram em um sarcófago como seu descanso final. Em 20 abril de 1087, durante a Primeira Cruzada, algumas partes do seu esqueleto foram roubados e levados por mercadores de Bari. Os seus restos  permanecem atualmente no Museu de Antalia.

Nenhum comentário: