terça-feira, 9 de abril de 2013

Gotemburgo, a agradabilíssima cidade sueca


Segunda maior cidade sueca, a cosmopolita Gotemburgo fica praticamente equidistante das três grandes capitais escandinavas, Estocolmo, Oslo e Copenhague.
Seu movimentado porto dá o tom do cotidiano local, repleto de canais e docas, palco para uma vida cultural agitada, ótimos restaurantes e bares onde os olhares se cruzam com bastante frequência. Sempre inovadora, a relativamente jovem cidade possui uma eclética população universitária e é sede de uma das maiores multinacionais locais, a Volvo. Gotemburgo corre ao longo do rio Gota Alv e possui algumas boas atrações para o turista, como o sempre popular parque temático Liseberg e um punhado de museus como o Universum - dedicado às ciências, o museu de belas-artes Konstmuseet e o Stadsmuseum, que possui até um barco viking original.

Gotemburgo (sueco: Göteborg, pronuncia-se "Yeutebory" ) com cerca de 500.000 habitantes (2008). Está situado na costa oeste da Suécia, na saída do rio Göta. Com mais de 60 mil estudantes da Universidade de Gotemburgo que é a maior da Escandinávia. Gotemburgo tem uma reputação de ser um lugar agradável, ainda mais acolhedor do que a capital sueca.


Com as províncias vizinhas e Halland Bohuslän sob o domínio dinamarquês, o Rio Göta costumava ser a porta da Suécia ocidental, desde o século 14 guardada por um forte chamado Älvsborg.

A cidade de Gotemburgo foi fundada em 1621 pelo rei, Gustav Adolf II, durante o auge do Império Sueco. Era o centro da indústria de construção naval sueco, mas com a crescente concorrência de estaleiros estrangeiros, muitos dos docas secas fecharam no final do século 20. Grande parte da área do porto interior mudou para construção naval industrial de alta tecnologia e educação, representante da mudança geral na cidade. Hoje Gotemburgo tem dois eventos esportivos internacionais, shows e convenções, bem como uma pequena cidade industrial. Gotemburgo tem sido um reduto do Partido Social Democrata.

Pessoas

A história da classe trabalhadora é facilmente visível, por exemplo, na área do porto. Tradicionalmente tem havido algumas casas de moda ou cafeterias chiques, mas isso mudou nos últimos anos com a reconstrução dos shoppings no centro da cidade e com a abertura de um grande número de lojas americanas de estilo café. No centro da cidade, onde a universidade está localizada, há muitos estudantes.

A entonação (que, no entanto, nem um dialeto, nem um acento) dos Gothenburgers é, para outros suecos, associados com alegria e humor espirituoso.

Informações turísticas
Há dois escritórios de informação turística no centro de Gotemburgo - uma no shopping Nordstan centro (ao lado da estação de trem central) e uma em Kungsportsplatsen cerca de dez minutos a pé da Nordstan. O Site de Gothenburg turístico oficial é uma outra fonte de informação. Eles oferecem o City Pass Gotemburgo que permite a entrada em muitas atrações turísticas, casas grandes, museus, bem como oferecem viagens gratuitas nos bondes e ônibus e estacionamento gratuito. Recentemente, esta passagem foi disponibilizado para telefones móveis das pessoas tornando-se não só os meios mais eficientes de vista que vê, mas também o mais conveniente.
No caso de informações turísticas oficial é indisponível, Gothenburgers estão geralmente mais do que dispostos a ajudar.

COMO CHEGAR

O aeroporto Landvetter serve diversas cidades europeias, enquanto que o Göteborg City só trabalha com as companhias Wizz e Ryanair. Os serviços de trem Flygbussarna ligam ambos os aeroportos até o centro da cidade em cerca de 30 minutos.

Por terra a cidade possui diversas opções para cidades da região, como Estocolmo, Malmo, Oslo e Copenhague. De trem, há os serviços da SJ e dos trens noturnos da Connex. De ônibus, companhias como Svenska Buss, Swebus e Eurolines ligam Gotemburgo à vários destinos.

Por mar a cidade é ligada a várias cidades da Noruega, Dinamarca e Alemanha.

INFORMAÇÕES AO VIAJANTE
Línguas: Sueco é a língua oficial, mas alemão e inglês são amplamente dominados
Moeda: Coroa sueca
Visto: Não é necessário
Saúde: Sem exigências
Embaixada oficial no Brasil:
SES, Avenida das Nações Qd 807, Lt 29 - Brasília, DF
61/3442 5200
http://www.suecia.org.br

Nenhum comentário: