quarta-feira, 27 de março de 2013

Turistas elegem melhores ilhas do mundo para se viajar; veja o top 10


Viajantes elegem as melhores ilhas do planeta; veja fotos das 10 primeiras
Paraíso do mergulho em Belize, Ilhas Virgens e Bora Bora lideram. 
Brasil não está na lista geral, mas tem 4 citações em ranking sul-americano.


Ambergris Caye, ilha de Belize que ficou em primeiro lugar na pesquisa (Foto: Creative Commons/Areed145)

Uma ilha no Caribe foi considerada por turistas do mundo todo a melhor do mundo para se viajar. Com areia branca, mar turquesa e um "buraco azul" no meio do mar que é uma das grandes atrações mundiais para mergulhadores, Ambergris Caye, em Belize, foi a primeira colocada em uma pesquisa do site de viagens TripAdvisor que elegeu a melhor ilha do planeta, na opinião do viajante.

O levantamento foi feito com base na qualidade e na quantidade de comentários e avaliações postados no site sobre hotéis, restaurantes e atrações em cada ilha. O material foi coletado nos últimos 12 meses.

Mais de cem ilhas entraram na lista final, contando os rankings mundial e por regiões (África, Ásia, Caribe, Europa, América do Sul, Pacífico Sul e Estados Unidos).

O Brasil, apesar de não estar representado na lista dos top 10 mundiais, aparece no ranking da América do Sul.

Boipeba (BA) ficou em segundo lugar, depois da campeã, a Ilha de Páscoa, no Chile. Ilha Grande (RJ) e Fernando de Noronha (PE) ficaram com a terceira e a quarta posições, respectivamente, e Ilhabela (SP) é o sexto lugar, após Santa Cruz, em Galápagos, Equador.

Confira a seguir fotos dos dez primeiros lugares na lista geral.

1°) Ambergris Caye, Belize
Grande Buraco Azul, caverna no meio do mar que atrai mergulhadores e fica perto da ilha de Ambergris Caye, em Belize (Foto: U.S. Geological Survey)

2°) St. John, Ilhas Virgens Americanas
Praia em St John, nas Ilhas Virgens Americanas (Foto: Creative Commons/John Paul Ribaud)

3°) Bora Bora, Polinésia Francesa
Vista aérea da ilha de Bora Bora (Foto: Creative Commons/MakeMake)

4°) Ilha de San Juan, Estados Unidos
Centro da cidade na ilha de San Juan, em Porto Rico (Foto: Creative Commons/Carlo Giovannetti)

5°) Santorini, Grécia
Santorini, uma das ilhas gregas (Foto: Yannis Kolesidis/The New York Times)

6°) Isla Mujeres, México
Casal descansa em Isla Mujeres (Foto: Alex Quesada/The New York Times)

7°) Moorea, Polinésia Francesa
Moorea, na Polinésia Francesa (Foto: Creative Commons/Evil Monkey)

8°) Koh Tao, Tailândia
Ilha de Koh Tao, na Tailândia (Foto: Terry Williams / Getty Images)

9°) Ilha de Páscoa, Chile
As famosas estátuas da Ilha de Páscoa (Foto: AP)

10°) Nosy Be, Madagascar
Nosy Be, em Madagascar (Foto: Konrad Wothe/Getty Images)

G1


domingo, 24 de março de 2013

Porto Seguro, a mais antigo cidade do Brasil. Linda e maravilhosa por natureza


Porto Seguro, a mais antiga das cidades brasileiras, é verdadeiramente a imagem do país que fundou história. Linda e maravilhosa por natureza, luta para tornar-se modernizada e melhorar a sua infra-estrutura. Vários sub-distritos ao norte e ao sul formam a cidade de Porto Seguro.

Eles são preenchidos com uma paisagem indescritível, paraísos procurados por turistas de todo o mundo. É claro, os argentinos são a maioria e fazem o comércio local feliz. Pelo menos 90% dos negócios são baseado no turismo. Hotéis, lado a lado, confirmam a teoria de que todo mundo quer começar um negócio como esse, na Bahia. Sim, porque o verdadeiro 'Baiano' é minoritária em empreendimentos locais. Pessoas de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Japão, Argentina, Porto Alegre e vários imigrantes se misturam em um arranjo que nunca termina.

Os lojistas dizem que tem dificuldades com contratação de pessoas para o trabalho na região. O Ano todo quente, Porto Seguro tem praias lindas, com tons de verde e azul que fazem fotógrafos feliz.

Definições a água quente e as palmas das mãos, além de lagoas, rios e falésias produzem o "cartão postal" de todos os tempos. Você pode fazer um passeio de barco de cinco minutos de Porto Seguro para o muito charmoso e internacional Arraial D'Ajuda sobre o Rio Buranhéim ou continuar um pouco mais abaixo na praia de Trancoso. Semelhante a Búzios, no Rio de Janeiro, Arraial e Trancoso são locais onde é comum ver artistas famosos de todo o mundo. Ambos oferecem produtos e serviços sofisticados. [Fonte: discoverbrazil.com]

Eco Parque ocupa boa parte da praia, a primeira de arraial Enviada por Divulgação (Arraial dAjuda Ecoresort)

Litoral e praias
O município de Porto Seguro conta com um extenso litoral, com cerca de 85 km, de praias de areia fina, branca e pouca poluição, que está dividido pela foz do rio Buranhém, rio que conta com cerca de quinhentos metros de largura na sua foz, em litorais norte e sul. O litoral norte possui uma infraestrutura de nível internacional e o litoral sul também está chegando a esse nível. As praias de Porto Seguro são:


Praia de Pitinga em Porto Seguro. Uma das mais belas da Bahia


Uma das mais belas praias da Bahia, luxuosamente incrustada no ponto onde os navegadores portugueses chegaram pela primeira vez ao Brasil. Esta praia apresenta as famosas falésias vermelhas mencionados na carta do capitão armada enviada ao rei de Portugal em 1500. Na parte norte, a praia é defendida por barreiras naturais de corais. Esta praia é pura natureza, diferente daqueles cheia de linhas de cadeiras e guarda-sóis.

Localizada no município de Porto Seguro, e muito perto de Arraial de Ajuda, a praia de Pitinga é com certeza uma das mais belas praias do estado da Bahia, o que significa, uma das melhores praias do Brasil. Em frente à praia, há uma grande montanha, cheia de vegetação verde, que lhe dá a ideia, enquanto você está nadando, de estar em um paraíso perdido. Há uma série de piscinas na Praia de Pitinga, e você pode tomar um banho lá, enquanto peixes coloridos nadam ao seu redor


ONDE FICAR E COMO IR - hotéis e voos

É recomendável reservar o seu alojamento antes de vir porque você não vai encontrar bons hotéis na Praia de Pitinga, embora resorts e moradias são excelentes e vão colocá-lo mais em contato com a natureza.

A melhor maneira de chegar à Praia de Pitinga é voar para a cidade de Porto Seguro, se você pode encontrar um voo direto de sua cidade. Se não você deve voar para São Paulo, Recife ou Rio de Janeiro e de lá para Porto Seguro.

Cartagena é o hit da América do Sul

Cartagena é o hit da América do Sul


Situada ao longo da costa caribenha da Colômbia, as fortificações bem preservados e palácios de Cartagena, fazem-na uma das melhores cidades coloniais da América do Sul.

Buenos Aires, na Argentina, e Santiago, no Chile, são os destinos mais procurados da América do Sul pelos capixabas. Mas Cartagena, na Colômbia, desponta como novo hit para quem gosta de praia à moda do Caribe e ritmos como salsa e rumba, mas não quer passar muitas horas dentro de um avião.  Sede da casa do escritor Gabriel García Márquez, Cartagena possui bons hotéis e praias tranquilas, sem o agito de destinos do Caribe como Cancún.   E o mais importante: é território neutro de guerrilhas.

Cartagena, também conhecida como Cartagena das Índias (Cartagena das Índias Ocidentais), é uma grande cidade na costa norte da Colômbia. Capital do Departamento de Bolívar, que tem uma população de aproximadamente 895.400 (Censo de 2005 ). Fundada em 1533 por Don Pedro de Heredia, e nomeado após o porto de Cartagena, na região espanhola de Murcia, que foi um importante centro da colonização espanhola no início da Américas, e continua a ser um centro econômico, bem como um destino turístico popular.

Cartagena é banhada pelo Mar do Caribe, a oeste. Para o sul é a Baía de Cartagena, que tem duas entradas: Bocachica (boca pequena), no sul, e Bocagrande (Boca Grande), no norte. Devido à localização tropical de Cartagena, as alterações climáticas são pequenas, com uma alta média de 32 ° C (88,6 ° F) e uma baixa média de 25 ° C (77 ° F) ao longo do ano. Cartagena também médias em torno de 90% de umidade, com uma estação chuvosa normalmente em outubro. Cartagena recebe cerca de 1000 mm (40 polegadas) de chuva por ano.
Cidade Velha de Cartagena é um Patrimônio Mundial da UNESCO

A Cidade Velha (ou Ciudad Amurallada, como se usa em Cartagena) é totalmente cercada por uma larga muralha cheia de baluartes, que lhe serviu de proteção por séculos. Está dividida em quatro bairros, todos muito pequenos: Centro (o mais legal!), San Diego, La Matuna e Getsemani. As construções mais bonitas, o casario colonial e suas sacadas, as melhores lojas, hotéis, bares e restaurantes concentram-se no Centro. Getsemani é bem mais popular e tem um ar mais decadente. San Diego é mais residencial e La Matuna é tão pequeno que não dá nem pra perceber (são apenas 3 quadras).

wikitravel.org

sexta-feira, 15 de março de 2013

Arquipélago de Socotra, no Oceano Índico, tem fauna e flora raras

Arquipélago de Socotra tem fauna e flora raras

Com fauna e flora raras, conjunto de ilhas tem cenário 'de outro planeta'
Arquipélago de Socotra, no Oceano Índico, atrai adeptos do ecoturismo.
Local tem praias de mar azul e árvores 'sangue de dragão'.

A estranha vegetação de Socotra atrai adeptos do turismo ecológico (Foto: Nacho Benvenuty/Creative Commons)

Um lugar que parece outro planeta. Assim costuma ser definido o arquipélago de Socotra, conjunto de quatro ilhas localizado no noroeste do Oceano Índico, a 250 km da costa africana.

Pertencente ao Iêmen, Socotra tem uma paisagem única, com vários animais e vegetais que só vivem por lá: 37% de suas 825 espécies de plantas, 90% dos répteis e 95% dos caracóis terrestres não existem em nenhuma outra parte do mundo.
A árvore sangue de dragão parece um cogumelo (Foto: Boris Khvostichenko/Creative Commons)

A região também tem praias de areia branca e mar azul e uma rica biodiversidade marinha, com centenas de espécies de peixes, corais, lagostas, camarões e caranguejos.
Essas características atraem às ilhas principalmente visitantes aventureiros e adeptos do ecoturismo.

'Galápagos'Socotra está entre os patrimônios mundiais da Unesco e é classificada pela entidade com um lugar “excepcional pela grande riqueza e pela diversidade de sua flora e sua fauna”.
Há também quem conheça o local como as "Galápagos do Oceano Índico", em referência às ilhas equatorianas com grande biodiversidade.
Banhado pelo Oceano Índico, o arquipélago tem praias de mar azul (Foto: Nacho Benvenuty/Creative Commons)

Um dos atrativos naturais que mais chamam a atenção dos visitantes é a árvore sangue de dragão (Dracaena Cinnabara), que tem um estranho formato que lembra um cogumelo.

As atividades oferecidas pelas agências de turismo locais incluem trekking, mergulho, passeios de barco ou de veículo 4 x 4, paraquedismo, observação de pássaros raros e de golfinhos e baleias.
Árvores de Socotra vista de baixo (Foto: Nacho Benvenuty/Creative Commons)

A fauna da região também é rica (Foto: Nacho Benvenuty/Creative Commons

Árvores em Socotra, no Oceano Índico (Foto: Nacho Benvenuty/Creative Commons)

G1

sexta-feira, 8 de março de 2013

Cachoeira Lagoa Azul, em Capitólio, MG


Rod. MG-050, sentido Passos Acesso fácil, cerca de 31 Km da sede do município. Beleza exuberante, água cristalina com piscinas com tons de verde, azul ao dourado. Conta com estacionamento, Restaurante Empório e passeio de escuna. Para conhecer a cachoeira é cobrada uma taxa para preservação ambiental.



Cachoeira Lagoa Azul
Categoria:
Cachoeira

Descrição:
Acesso fácil, cerca de 31 Km da sede do município. Beleza exuberante, água cristalina com piscinas com tons de verde, azul ao dourado. Já conta com estacionamento, venda de bebidas nos finais de semana e feriados. Para conhecer a cachoeira é cobrada uma taxa para preservação ambiental.

Endereço:
Rodovia  MG-050  nº: s/n


Cidade:
Capitólio - MG


quinta-feira, 7 de março de 2013

Capri, a ilha que na Itália é mais bonita que Nápoles ou Veneza.

Capri é uma ilha no Mar Tirreno ao largo da Península de Sorrento, no lado sul do Golfo de Nápoles, na região da Campânia, na Itália. Algumas curiosidades sobre Capri:
Capri é um dos 10 melhores lugares para se visitar na Itália. Pode não ser tão popular como Roma, Milão e Pisa, mas é tão bonito ou melhor, mais bonito do que Nápoles ou Veneza.


  • Capri está situado ao largo da costa de Amalfi na Campânia, na Itália. A beleza serena e clima quente torna Capri um ponto turístico. Você pode visitar Capri, não só no verão, mas também no inverno. Início da primavera é também um momento ideal para explorar Capri. No verão (Junho a Setembro) a faixa de temperatura média é de 27 a 31° C. Durante o Inverno, a temperatura desce e é, muitas vezes fica entre de 10 e 15° C.
A ilha é dividida em duas pequenas cidades: Capri e Anacapri. A "Cidade de Capri" é a principal área comercial. A "Comunidade de Anacapri" ocupa o lado oeste da ilha. O cenário marcante e agradável clima de Capri e Anacapri sempre atraiu artistas europeus, escritores e celebridades.

Fatos históricos sobre Capri nos informar que foi descoberta por César Augusto em 29 aC. Ele ficou tão impressionado com o charme pacífico da ilha que ele começou a visitar Capri novamente e novamente. Seu sucessor, Tibério, construiu 12 moradias luxuosas entre 27 e 37 dC. É possível ver os restos das moradias construídas pelo imperador romano Augusto e Tibério; que retratam romana, Norman, e arquitetura árabe.

  • O grego 'Teleboi' foram as primeiras pessoas a se estabelecer em Capri. Eles chegaram a esta ilha no século 8 aC. Restos de vários animais e armas foram encontradas nos locais de escavação em Capri. Paredes de uma antiga acrópole grega ainda podem ser vistas em Capri. É a única estrutura que mostra que Taleboi viveu lá.
  • 'Hotel Pagano' foi o primeiro hotel na ilha que foi inaugurado em 1826. O escritor alemão Augusto Kopisch visitou Capri e ficaram lá. Muitos escritores e poetas foram atraídos pela solidão mágica desta ilha. Descrição da fragrância inebriante das flores sobre esta ilha pode ser encontrada em obras literárias clássicas. A simplicidade rústica e os respingos delicadas de cor, fazem desta ilha um dos pontos principais para os turistas.
  • A Gruta Azul é a mais famosa das muitas cavernas nesta ilha. Ele está situado no lado oeste da ilha. A cor incrível azul do mar no interior da caverna deixa uma marca permanente em sua mente. As vistas deslumbrantes das cavernas tornar sua viagem inesquecível. Cavernas e paisagens de montanhas ao longo da costa de Capri são apenas incríveis.
  • Monte Solaro é o ponto mais alto (589 m) em Capri, de onde se pode desfrutar de uma vista magnífica e encantadora da ilha. Aqueles que gostam de fotografia pode clicar em um excelente encaixe daqui.
  • Capri é um destino perfeito para aqueles que amam a natureza à beira-mar. Quem gosta de mergulho do mar, canoagem, trekking e esportes náuticos, com certeza gostaria de desfrutar de sua estadia aqui. Os "Passos fenícias", no caminho para o mar a partir de Anacapri é um dos sites mais visitados da ilha.
  • Uma curiosidade sobre Capri é que o famoso escritor Somerset Maugham escolheu Capri como cenário para seu conto "A Lotus Eater". Nesta história, o herói chega a Capri de Boston, para desfrutar de um feriado. Ele está tão fascinado pela beleza da ilha que ele desiste de seu trabalho e faz a sua mente para passar o resto de sua vida em lazer lá! O que uma descrição realista de Capri!
  • Capri é uma ilha linda. Revimos e selecionou os 12 melhores papéis de parede de Capri. Baixe abaixo um wallpapers de alta qualidade Capri em ampla gama de resoluções HD para seu computador de mesa ou móvel.

Capri é um destino cobiçado desde a época dos imperadores romanos – Otaviano e Tibério construíram palacetes por lá. Por sua proximidade à Costa Amalfitana, pode ser visitada na mesma viagem.

Como chegar: Capri
Capri está ligada ao continente por linhas regulares de barco partindo de Nápoles (40 a 80 minutos de viagem, dependendo do equipamento) e Sorrento (20 a 40 minutos de viagem).

Quando ir?
Capri só “funciona” a pleno de meados da primavera a meados do outono. Julho e agosto, porém, ficam cheios demais por conta das férias européias. Os meses ideais são junho e setembro. Na baixíssima temporada há muita coisa fechada (incluindo hotéis), e pouca vida ao ar livre. As paisagens e os cenários, porém, continuam por lá, e o trânsito está livre. Eu não iria no inverno, não. Mas… dois blogueiros que eu respeito, a Luisa e o Marcio, foram e gostaram; clique nos nomes para ler os relatos. (Atualização: nos comentários, a Luisa avisa que a sua recomendação é específica para a época do Réveillon, quando a maioria dos hotéis da costeira volta a abrir; e o Marcio relata que adorou compartilhar os lugares da costeira freqüentados pelos moradores, mas que achou Capri excessivamente parada.)

Dá para ir e voltar no mesmo dia saindo de Roma?
De carro (ou mesmo de ônibus, em excursão), são três horas e tralalá de viagem até Sorrento; eu sinceramente não faria um bate-volta que envolvesse seis horas de estrada só de deslocamento. Capri é um pouquinho mais viável, se você pegar o primeiro trem a Nápoles. Ainda assim, o ritmo puxado e os horários marcados podem deixar o passeio, além de corrido, tenso demais; nesse caso, é melhor cacifar uma excursão.

Estratégia de viagem 1: ideal
Se eu fosse fazer essa viagem hoje, eu pegaria o trem de Roma a Nápoles. Caso tivesse um dia sobrando, me hospedaria uma noite em Nápoles. Aproveitaria o dia para ir a Pompéia pela Circumvesuviana e, na volta, passar no Museu Arqueológico para ver as obras que não estão mais nas ruínas. (E de noite experimentaria uma autêntica redonda napoletana.) Para ler sobre minha última passagem por Nápoles, clique aqui.

Caso não tivesse tempo sobrando, tomaria um táxi da estação para o porto de Molo Beverello e pegaria direto um alíscafo (barco rápido) para Capri.

Em Capri ficaria uma ou duas noites. Os lerês básicos (da incontornável — e, para mim, decepcionante — Gruta Azul, ao forte no topo do Monte Solaro, para cima de Anacapri) tomam o primeiro dia inteiro. A noite é para você fazer a passeggiata sem os turistas do dia; e o segundo dia, para se dar ao luxo de curtir Capri sem lerês, fazendo suas próprias descobertas. Depois pegaria o barco para Sorrento e lá alugaria um carro. Montaria base 15 km adiante, em Positano, que para mim é o mais encantador dos vilarejos da costeira. (Há muitíssimos, porém, que preferem Ravello — mas os 8 km de subida a 15 km/h prejudicam bastante os planos de quem quer ficar no vaivém.)

Ficaria três noites por lá (o mínimo-mínimo-mínimo são duas); não deixaria de subir a Ravello nem de visitar as lojas de fábrica de cerâmica pintadas a mão em Vietri sul Mare (no finzinho da costeira, quase em Salerno).

Alternativa ao carro: há quem sustente — e acho o ponto de vista interessantíssimo — que de carro você perde muito do encanto da costeira, já que precisa prestar atenção no trânsito (e achar lugar para estacionar). Se você não vai com tempo muito corrido, considere fazer os trajetos de ônibus (no sentido Salerno, no lado da estrada que acompanha o penhasco) e de Metrò del Mare (no sentido Sorrento; funciona apenas na temporada). Por fim, devolveria o carro em Sorrento e voltaria de trem a Roma, via Nápoles (Circumvesuviana até a Piazza Garibaldi, então trem rápido).

Estratégia de viagem 2: prática/econômica
Com menos tempo e dinheiro para gastar, eu viria de trem até Nápoles e pegaria a Circumvesuviana a Sorrento. Montaria base em Sorrento mesmo.

Separaria dois dias para fazer a costeira, de ônibus ou carro (veja estratégia número 1) e um terceiro dia para fazer o bate-volta de barco a Capri.

Pompéia poderia ser feita na ida ou na volta de trem (desça na estação Pompei Villa Scavi); a entrada Marina Grande/Piazza dell’Anfiteatro tem um guarda-volumes.

Onde ficar Capri (com pernoite) combina com romance e lua-de-mel — e valem um investimentozinho a mais. Se puder, pense em hotéis do padrão do Luna ou da Casa Morgano em Capri; da Casa Albertina e da Villa Rosa em Positano; ou do Chiaja em Nápoles.

Fonte: www.viajenaviagem.com

Ilha de Capri
Capri foi o lugar que me fez mudar de idéia sobre ser Positano o lugar mais lindo do mundo. Capri é tão linda que eu passei a achar que toda a Costa Amalfitana é o lugar mais lindo do mundo. E eu não sei, ainda, qual é mais bonita, Capri ou Positano…

Capri fica bem pertinho de Sorrento e, para chegar lá, é necessário pegar um barco (uma espécie de catamarã) no porto de Sorrento. Do hotel em que ficamos em Sorrento (o Ulysse Deluxe) até o porto dava para ir andando e foi o que fizemos. É bem perto. A viagem de Sorrento para Capri dura cerca de 25 minutos e o bilhete custou 14 euros cada trecho (é meio caro…). Os barcos saem durante o dia todo, sendo desnecessário comprar com antecedência. Basta consultar os horários e programar o horário de ida e de volta.
O bilhete para o catamarã de Capri
O catamarã para Capri
Chegando em Capri, é necessário comprar um bilhete para subir a montanha. Capri (a ilha toda) é uma montanha. Aliás, várias montanhas enormes juntas e também no meio do mar. e vc só chega na parte realmente habitada de Capri subindo a montanha. E, para subir a montanha, vc vai de FUNICOLARE!

Era só eu olhar para aquele troço que eu me lembrava da música italiana engraçada do “Funicolì Funicolà”. E depois eu acabei descobrindo que a música foi criada para celebrar a criação do primeiro Funicolare do Vesúvio no século XIX. Hehehe! A passagem de Funicolare custa 1,40 euro cada vez que vc anda nele.

O bilhete do Funicolare
Funicolare é o meio de transporte em Capri. Senão o único, um dos poucos. Lá quase não se vê carros, ônibus… O que mais se vê são barcos, funicolare, scooter e uns carrinhos bem pequeninhos e engraçados, que a prefeitura disponibiliza para transportar os velhinhos que moram na cidade. Fantástico, né?! E isso é bem necessário, porque a população é quase toda idosa e a ilha é cheia de ladeiras e escadas muito íngremes.

Lago Tahoe, maior lago alpino dos EUA


O deslumbrante Lago Tahoe é conhecido como a joia de Sierra. Suas águas de um azul-safira profundo rodeadas pelas montanhas cobertas de neve formam uma vista de cartão-postal que deixa os visitantes convictos de que existe um poder superior. Com 497 km quadrados e guarda costeira própria, o lago é um dos maiores, mais profundos (só lago da cratera de Oregon é mais profundo) e situados na maior altitude (1.898 metros) da América.

Abrangendo mais de 7 mil hectares em ambos os lados da fronteira de Nevada e Califórnia, a região do Lago Tahoe é conhecida como um dos melhores destinos de esqui do país, com mais resorts e acomodações do que qualquer outro no continente. Sete resorts de esqui e snowboard oferecem acomodações de padrão internacional e pistas que variam de pequenas colinas até aquelas que requerem habilidades olímpicas, todas reforçadas pela nevasca anual média de 10 metros (a mais densa dos Estados Unidos e entre as mais densas do mundo) e 44 semanas de sol por ano. Uma beleza em todas as estações, o Lago Tahoe é também um destino para todos os tipos de interesse. Os aficionados por jogos encontram vários dos principais resorts e hotéis com cassinos no lado de Nevada, incluindo o Caesars Tahoe e o Harrah’s. Mas poucos vão resistir a ficar ao ar livre e explorar o cenário que é uma grande oportunidade para fotos.

A indústria do turismo não exagera quando fala da ‘estrada mais bonita da América’, estendendo-se por 40 km às margens do leste do Lago Tahoe (rodovias 50 e 28 entre Stateline e Incline Village) e acompanhando o contorno do lago, com vistas para as águas de um lado e para as montanhas do outro. Os que estão em forma devem estacionar o carro e pegar a Tahoe Rim, uma trilha com 265 km, e meio metro de largura que circunda o lago inteiro (ela pode ser acessada de dez pontos diferentes). A pé, a cavalo, ou em uma mountain bike, a trilha é uma das mais belas excursões em lagos que existe. Aqueles que só conseguem fazer a coisa completa (de uma só vez ou em etapas) podem entrar para o clube das 165 milhas e ser recompensados com uma faixa, um certificado e uma mensagem no livro e site do clube.

"Com as sombras das montanhas refletindo brilhantemente em sua superfície, acredito que certamente esta é a mais justa imagem da Terra".

A descrição feita por Mark Twain no século 19 do Lake Tahoe, maior lago alpino dos EUA, ainda é considerada uma das mais eloquentes. O escritor perambulou pela região em 1861 e registrou suas impressões em seu livro de memórias "Roughing it" (1872).

O enorme lago azul com área que se aproxima de três Maracanãs, impressiona, sobretudo para quem tem o privilégio de avistá-lo do alto de uma estação de esqui, como Heavenly e Northstar. Ao longo do dia, ele muda de cor.


Vista do lago Tahoe, entre Califórnia e Nevada, a partir de mirante na estação de esqui Heavenly

Devido à grande profundidade, que chega a 501 metros, o lago nunca congela. Por meio de passeios de barco (cerca de US$ 50 por pessoa), que levam três horas, é possível observar os picos da Sierra Nevada, que o rodeia, ver de perto sua única ilha, Fannette, e navegar pelo cristalino Emerald Bay. Os passeios noturnos incluem jantar (cerca de US$ 80 por pessoa), muitas vezes, dançante.

Também é possível admirá-lo das margens, com praias de areia branca. Uma volta completa em torno do lago leva aproximadamente 2 horas de carro.

O Lake Tahoe tem seu nome envolvido em controvérsias. Tahoe seria resultado de uma má tradução feita pelo homem branco de uma palavra indígena usada pelos Washoe, primeiros habitantes da região.
O significado, contestado por Twain, seria "grande lago" ou "imensidão azul". Para o escritor, conhecido pelo senso de humor, os índios não eram tão poéticos. Sopa de gafanhotos, segundo ele, o prato favorito dos Washoe, é o quer dizer Tahoe